Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama vai proferir, esta terça-feira à noite, perante as duas câmaras do Congresso americano, o seu primeiro discurso sobre o Estado da União.

O discurso de Obama ocorre horas depois do presidente do banco central americano, Ben Bernanke, ter declarou perante o Senado que a economia do país está a sofrer uma séria contracção, prometendo usar todos os mecanismos ao seu dispor para arrancar a América da recessão.

O chefe do banco federal dos EUA disse ter esperança que o fim da recessão possa ocorrer até ao fim deste ano, mas advertiu que uma recuperação total da economia só deverá acontecer no espaço de dois ou três anos.

Num testemunho feito perante a omissão bancária do Senado, Ben Bernanke, admitiu que a economia americana irá continuar a contrair durante os primeiros seis meses deste ano.

Hillary Debate Situação Paquistanesa-Afegã

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Paquistão e do Afeganistão encontram-se em Washington para conversações com a Secretária de Estado Hillary Clinton sobre a política dos Estados Unidos na fronteira paquistanesa-afegã, onde se crê que estejam baseados terroristas ligados aos Taliban e a al-Qaida.

Paralelamente, a líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e outros congressistas democratas recém-chegados de uma viagem ao Afeganistão disseram que as tropas americanas e de outros países da NATO estão a fazer o melhor que podem, mas que é necessário reduzir a corrupção no governo e fortalecer a cooperação regional para estabilizar o pais.

Enquanto isso, uma mina terrestre matou quatro soldados da coligação e um civil afegão na Província de Helmand, onde o exército afegão abateu 16 militantes depois de terem sido atacados durante uma patrulha de rotina.

Presidente do Irão no Quénia

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, encontra-se no Quénia no âmbito de uma digressão pela África Oriental destinada a aumentar as suas relações económicas naquela região.

Ahmadinejad é o primeiro chefe de Estado iraniano a visitar o Quénia desde 1996. Espera-se que aqueles dois países assinem vários acordos que poderão aumentar o volume do comércio com o Quénia para os 500 milhões de dólares até ao fim do próximo ano.

O Quénia exporta a maior parte do seu chá para o Irão, enquanto empresas iranianas exportam petróleo, produtos químicos e carpetes para o Quénia.

Djibouti foi a primeira etapa de um périplo de Ahmadinejad. De acordo com a imprensa iraniana, o líder iraniano foi também ontem recebido pelo presidente do Djibouti, Ismail Omar Guelle.

Antes de ter partido para a África, o presidente Mahmoud Ahmadinejad disse a jornalistas, em Teerão, que o Irão pretende estreitar os laços políticos, sociais e económicos com as nações da costa oriental de África.

Zimbabué: Fim da Greve dos Professores

No Zimbabué, os professores concordaram em pôr termo a uma greve que durava há um ano, depois de o governo ter concordado em rever os seus salários e de ter pedido a doadores internacionais 458 milhões de dólares para aplicar no sector da educação.

O jornal estatal "The Herald" cita o novo ministro da Educação do Zimbabué, David Coltart, como tendo dito que os professores irão regressar ao trabalho na próxima terça-feira e que as escolas estarão a funcionar em pleno no dia 9 de Março.

O governo concordou em amnistiar os professores que abandonaram os seus postos de trabalho durante os últimos dois anos por razões económicas.

Polícia Detêm Familiares de Lansana Conté

Na Guiné-Conackry, a polícia deteve dois familiares do antigo presidente Lansana Conté, acusados de tráfico de drogas.

Segundo a polícia, um dos detidos é o filho do ditador, Ousmane Conté, que deverá ser apresentado em tribunal ainda hoje.

Também Saturin Bangoura, cunhado do falecido presidente, apereceu, na segunda-feira, numa emissão da televisão oficial confessando o seu envolvimento com traficantes de droga colombianos.

Novos Combates em Mogadixo

Informações provenientes da capital Somali referem que, pelo menos, 77 pessoas morreram depois de rebeldes terem atacado forças da União Africana, esta terça-feira.

Os combates começaram quando combatentes islâmicos atacaram uma base onde se encontravam instalados soldados governamentais e da União Africana, a Sul de Mogadixo, a capital.

Testemunhas oculares e fontes dos serviços de saúde dizem que ambas as partes trocaram fogo de armas ligeiras e de artilharia.

Médicos afirmam que, pelo menos, 45 pessoas ficaram feridas nos combates e transportados para o principal hospital da capital somali.

Este confronto regista-se um dia depois do presidente Sheik Sharif Ahmed terem regressar a Mogadixo, vindo do Djibouti, onde se havia refugiado devido à insegurança no seu país.

Dalai Lama Apela à Calma

O exilado líder espiritual tibetano, Dalai Lama apelou aos tibetanos para que sejam pacientes e a não se insurjam contra a campanha de repressão levada a cabo pelas autoridades chinesas nas áreas remotas da região das Himalaias.

Numa mensagem tornada publica hoje, véspera do ano novo tibetano, o Dalai Lama sublinhou serem poucos os motivos para festejos, durante esta passagem de ano.

O líder espiritual tibetano lembrou que, no ano passado, centenas de tibetanos perderam a vida e milhares de outros foram detidos e torturados.

Dalai Lama disse ainda que a China lançou recentemente uma campanha de repressão no Tibete e que tem sido notável a forte presença de soldados e agentes das forças de segurança em grande parte das cidades da região.

Aquele líder espiritual instou os tibetanos a não reagirem contra o que rotulou de "provocações de Pequim".

Manifestações de Rua na Tailândia

Milhares de apoiantes do deposto primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra cercaram, terça-feira,o principal edifício governamental para exigirem a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições.

Os manifestantes romperam as barricadas e tiveram acesso ao complexo onde funciona o gabinete do novo primeiro-ministro, Abhsitit Vejjajiva's.

Sabe-se que, pelo menos, três mil agentes da polícia foram mobilizados para acompanhar o movimento dos cerca de 20 mil manifestantes.

A manifestação foi organizada pela Frente Unida da Democracia contra a Ditadura e poderá prolongar-se pelos próximos três dias.

Os membros daquele partido são assumidos apoiantes do afastado primeiro-ministro Thaksin Shinawatra e são conhecidos por "camisas vermelhas", numa alusão à cor do vestuário que envergam durante as manifestações de protesto.

Thaksin Shinawatra foi demitido em Setembro de 2006 e, desde então, a situação política na Tailândia tem experimentado uma constante degradação.

NASA Estuda Dióxido de Carbono na Atmosfera

A NASA lançou o seu primeiro satélite encarregado de observar as emissões de dióxido de carbono, o principal gás do efeito de estufa, relacionado com o aquecimento climático.

O satélite foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, a bordo de um foguete "Taurus XL", imagens que foram transmitidas em directo pela televisão da NASA.

A missão deste satélite, designado Orbiting Carbon Observatory, é o de estabelecer um mapa da distribuição geográfica das fontes de dióxido de carbono e estudar as suas mudanças ao longo do tempo.

Trata-se do primeiro satélite lançado pela agência espacial americana com o objectivo de estudar as emissões terrestres de dióxido de carbono, de origem humana e natural.

Em Janeiro, o Japão lançou um satélite encarregado de uma missão similar. Os dados a recolher por este satélite vão ajudar os cientistas a fazer previsões mais exactas sobre as alterações climáticas.

XS
SM
MD
LG