O filme "Quem Quer ser Bilionário?" foi o grande vencedor da cerimónia de atribuição dos Óscares de Hollywood, no domingo à noite, tendo aquela película arrebatado oito Óscares, incluindo a estatueta de ouro para o melhor filme. A actriz britânica Kate Winslet, protagonista do filme "O Leitor", foi considerada a melhor actriz, enquanto Sean Penn recebeu o galardão para o melhor actor pelo seu desempenho na película "Milk".
Esperava-se que "Quem Quer ser Bilionário?" arrecadasse a maior parte dos Óscares. E assim foi, tendo arrebatado os prémios para a melhor cinematografia, melhor edição e melhor mistura sonora. Acresce que o compositor da banda sonora A. Rahman levou para casa dois Óscares, um pela banda sonora e outro para a melhor canção original.
Foi o realizador Steven Spielberg quem anunciou a atribuição do principal Óscar da noite.Também o realizador da película, Danny Boyle recebeu um dos oito Óscares.
"Quem Quer Ser Bilionário?" resultou da colaboração entre aquele realizador britânico, um grupo de actores e uma equipa de filmagem indianos e uma empresa distribuidora americana. Nos bastidores, Boyle disse que este esforço de cooperação está a torna-se cada vez mais comum.
O filme passa-se nos bairros de lata de Bombaim e tem como protagonistas dois actores profissionais, apoiados por um elenco de jovens contratados nos bairros pobres daquela cidade indiana. Todos eles vieram até Hollywood para assistir à noite dos Óscares.
A história roda em torno de um jovem que aspira a ficar rico num concurso de televisão. O escritor Simon Beaufoy, que ganhou um Óscar pela melhor adaptação de um guião, afirma que a história em si é extremamente apropriada para uma época de recessão económica como aquela que vivemos.
O Óscar para a melhor actriz principal foi atribuído à britânica Kate Winslet no papel de uma antiga guarda de um campo de concentração no filme dramático "O Leitor". Esta foi a sua sexta nomeação para um Óscar, mas foi a primeira vez que levou para casa a estatueta de ouro. Disse ela, no momento em que recebeu o prémio: "Quero eu dizer que ninguém pensa que estes sonhos que parecem tão ridículos e tão impossíveis se podem transformar em realidade e tendo eu estado anteriormente nesta posição e perdido, estar aqui agora e ganhar, tenho que admitir que ganhar é muito melhor que perder. É, de facto, muito melhor."
Sean Penn recebeu o Óscar para o melhor actor principal masculino pelo seu desempenho no filme "Milk", a biografia do activista homosexual Harvey Milk, que foi o primeiro homosexual a ser eleito para vereador da câmara de San Francisco. Sean Penn ao aceitar a estatueta disse que o perfil daquele activista o inspirou: "Tem um grande significado para mim e para toda a gente não apenas no filme, mas a toda a gente que acredite na igualdade de direitos dos outros seres humanos. É tão simples como isso".
O falecido actor ganhou o Óscar para o melhor actor secundário pelo papel de vilão no filme da série Batman, "O Cavaleiro das Trevas". Ledger morreu em resultado de uma dose acidental de medicamentos, há um ano atrás, e foi o segundo actor na história de Hollywood a receber postumamente um Óscar. O primeiro foi o actor Peter Finch, em 1976, pelo trabalho no filme "Network".Os pais e a irmã de Ledger receberam a estatueta de ouro em nome do actor.
A espanhola Penelope Cruz arrebatou o Óscar para a melhor actriz secundária pela sua participação na comédia "Vicky Cristina Barcelona".A cerimónia da entrega dos Óscares decorreu no Teatro Kodak, na cidade de Loas Angeles. O principal derrotado da noite foi 'O Estranho Caso de Benjamin Button', com Brad Pitt no principal papel, conquistando apenas apenas três Óscares quando tinha um total de 13 nomeações. O filme de David Fincher venceu nas categorias de direcção artística, caracterização e efeitos visuais. Logo atrás, com dois prémios cada um, ficaram 'Milk' e 'O Cavaleiro das Trevas'.