A Câmara dos Representantes aprovou um pacote de estímulo económico no valor de 787 biliões de dólares, sem qualquer voto favorável do Partido Republicano.
O plano foi aprovado com 246 votos a favor e 183 contra. O pacote incluiu reduções dos impostos e o financiamento de projectos de obras públicas. O plano segue agora para aprovação pelo Senado, onde deverá ser aprovado com apoio semelhante.
Desastre Aéreo em Buffalo: 49 Mortos
O presidente Barack Obama comentou que o desastre aéreo registado na madrugada de ontem no Estado de Nova Iorque nos recorda da "fragilidade da vida humana e do valor de cada dia".
O presidente apresentou as suas condolências às famílias das vítimas de um avião da "Continental Airways" que se despenhou quando efectuava um voo regional de ligação entre Newark, em New Jersey, e a cidade de Buffalo, no Estado de Nova Iorque.
Uma das vítimas do desastre foi a viúva de uma das pessoas mortas nas torres gémeas de Nova Iorque, no dia 11 de Setembro de 2001. Beverly Eckert viajava para assinalar o aniversário do falecido marido oferecendo uma bolsa de estudo com o seu nome a uma escola secundária local.
No acidente aéreo morreram todas as 49 pessoas que seguiam a bordo. Ao despenhar-se em chamas, o aparelho caiu sobre uma residência, matando uma pessoa e ferindo duas.
Hillary e a Coreia do Norte
Os EUA estão prontos a normalizar relações com a Coreia do Norte, mas apenas se aquele país comunista cumprir a sua promessa para abandonar a ideia de fabricar armas nucleares.
A secretária de Estado, Hillary Clinton, fez aquela promessa durante um discurso que proferiu em Nova Iorque perante a Sociedade de Ásia, advertindo Pyongyang contra "acções desencorajadoras".
Hillary disse que a Administração Obama está na disposição de assinar um acordo de paz com a Coreia do Norte, se este país desmantelar de forma verificável o seu programa nuclear.
Clinton parte para a sua primeira visita oficial desde que assumiu o cargo para efectuar uma visita pela Ásia, incluindo visitas à China, Japão, Indonésia e Coreia do Sul.
Iraque: Atentado Mata 40 Pessoas
O chefe das nações Unidas condenou um atentado bombista ocorrido no Iraque e que resultou na morte de 40 pessoas. A maior parte das vítimas eram mulheres e crianças.
Em comunicado, Ban Ki-moon manifesta-se "chocado" pelo ataque de sexta-feira contra peregrinos xiita, a Sul de Bagdade, e de actos similares de violência contra a população civil.
Ban Ki-moon afirma que os violentos ataques "não podem ser justificados por qualquer razão política ou religiosa".
Holbrooke no Afeganistão
O novo enviado americano ao Afeganistão e ao Paquistão, Richard Holbrooke está a realizar uma série de reuniões com os líderes afegãos em Kabul.
Desconhecem-se pormenores da agenda da visita de Holbrooke que se verifica dois dias depois dos militantes talibãs terem desencadeado ataques contra três ministérios afegãos.
Sabe-se apenas que Holbrooke se reuniu com os ministros da Defesa e do Interior e que realizará conversações com o presidente afegão Hamid Karzai.
O presidente Karzai tem afirmado que apoia os esforços dos países estrangeiros para combater os extremistas no seu país, mas acusou os Estados Unidos e outros aliados ocidentais de não fazerem o suficiente para reduzir os riscos para os civis.
Zimbabué: Alastra o Risco da Cólera
A Organização Mundial de Saúde, a OMS, afirmou que a epidemia de cólera no Zimbabué poderá estar a alastrar através da bacia hidrográfica do país.
Um porta-voz da OMS declarou que está provado que os cursos de água do país estão contaminados com cólera e acrescentou que a época das chuvas está a fazer piorar ainda mais a situação.
Aquela agência da ONU afirma que pelo menos 73 mil pessoas contraíram a doença e que mais de três mil e 500 pessoas já morreram em consequência da cólera.
O actual surto começou em Agosto passado e foi exacerbado pelo colapso do sistema sanitário nacional.
Mais Distúrbios em Madagáscar
Na quinta-feira, no sul de Madagáscar, policias abriram fogo contra um grupo de jovens que causavam tumultos e ameaçavam saquear uma loja.
Houve boatos contraditórios sobre mortes e feridos, mas esse incidente ocorreu justamente após tensões políticas e discussões civis causarem mais de 100 mortes no país.
Milhares de oposicionistas encontraram-se na capital, Antananarivo, na quarta-feira, desafiando seu líder Andry Rajoelina a ficar em casa.
Representantes de Rajoelina e do presidente, Marc Ravalomanana, começaram reuniões com o objectivo de acalmar a agitacao.
O secretário de Estado francês para a Cooperação e a Francofonia, Alain Joyandet, que está a mediar entre os partidos, disse a imprensa que o dialogo continua. Ele deu poucos detalhes.