Um avião das linhas aéreas americanas US Airways fez um aterragem de emergência nas águas geladas do Rio Hudson na cidade de Nova Yorque.
O avião um Airbus 320 flutuou durante várias horas. Todos os 150 passageiros e 5 membros da tripulação conseguiram abandonar o avião tendo sido recolhidos por diversas embarcações. Alguns sofreram ferimentos
O avião tinha acabado de levantar voo do aeroporto de
La Guardia para o estado da Carolina do Norte.
Forças Israelitas continuam a avançar em Gaza
Forças militares israelitas continuaram Quinta-feira a avançar na Cidade de Gaza uma dia de combates intensos em que um destacado líder do Hamas foi morto e em que forças israelitas atingiram hospitais, um complexo da ONU e um centro de jornalistas. Quinze jornalistas foram feridos.
Entidades ONU rejeitaram declarações de Israel segundo as quais as suas forças atacaram o complexo porque militantes do Hamas tinham disparado contra as forças israelitas a partir do mesmo.
A ONU disse que forças israelitas atingiram também três hospitais em Gaza.
Militantes palestinianos dispararam pelo menos 15 rockets contra o sul de Israel.
Said Siam um destacado líder do Hamas foi morto num ataque aéreo israelita.
Uma entidade oficial israelita deslocou se ao Cairo para conversações com mediadores egípcios tendo regressado a Israel para consultas.
Fontes oficiais egípcias disseram que Israel respondeu positivamente às propostas egípcias para um cessar-fogo com o Hamas.
O mediador israelita esteve no cairo durante cerca de quatro horas.
O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon continuou entretanto a sua missão de paz mantendo conversações em Tel Aviv com representantes do governo israelita.
Ban disse que para um cessar fogo ser sustentável o Hamas não pode receber armas acrescentando que as fronteiras de Gaza devem ser reabertas para ajuda .Entretanto uma tentativa do Qatar de convocar uma reunião de emergência da Liga Árabe não conseguiu apoio suficiente
Entidades médicas palestinianas disseram que quase 1.100 pessoas já moram mortas, incluindo 300 crianças.
Treze israelitas já morreram.
Estados Unidos prontos a Colaborar nbo Controlo das Fronteiras de Gaza.
Entidades oficiais israelitas disseram que os Estados Unidos estão prontos a ajudar a resolver o problema de contrabando de armas para as milícias do Hamas em Gaza.
Os escritórios do primeiro-minsitro Ehud Olmert disseram que secretária de Estado americana Condoleezza Rice fez a propostas num telefonema feito Quinta-feira. Entidades israelitas citaram Rice como tendo dito que Washington está pronta a assinar um memorando de entendimento com Israel sobre a questão do contrabando de armas.
O director-geral do ministério dos negócios estrangeiros israelita reuniu-se Quinta-feira em Washington com entidades oficiais americanas para procurar a ajuda dos Estados Unidos na prevenção do rearmamento do Hamas quando os combates terminarem.
Paquistão Prende Alegados Terroristas
Entidades oficiais do Paquistão disseram que as autoridades prenderam 71 pessoas suspeitas de ligações com grupos acusados de envolvimento nos ataques de Novembro contra a cidade indiana de Bombaim.
As fontes disseram que as pessoas detidas são dirigentes de alto ou médio nível da organização Lashkar-e-Taiba e de uma organização de caridade islâmica que foram acusados de serem uma frente para a Lashkar-e-Taiba.
O ministério do
interior paquistanês disse que as autoridades encerraram vários campos da
organização de caridade que podem ter sido usados como centros de treino. O
ministério disse que escolas, escritórios, portais da internet e publicações da
organização foram encerrados.
Guerra contra o terrorismo deve ser "repensada" – Grã Bretanha.
O ministro dos negócios estrangeiros Britânico apelou às democracias do mundo para repensarem a sua estratégia de luta contra os extremistas, acrescentando que a noção de uma "guerra contra o terror" é enganadora e errada.
David Miliband disse na cidade de Bombaim que a chamada guerra contra o terror levada a cabo pelos Estados Unidos foi uma tentativa de se fortalecer a solidariedade descrevendo uma luta contra um único inimigo comum.
Mas o chefe da diplomacia britânica disse que as forças do extremismo violento são várias acrescentando que ao juntar-se diversas organizações terroristas e ao descrever-se as linhas de batalha simplisticamente como uma luta entre o bem e o mal, se está a beneficiar os extremistas nos seus esforços para unirem diversos grupos que pouco têm em comum.
O ministro britânico disse que as democracias devem responder ao terrorismo defendendo o primado da lei e não subordinando-o. Miliband apelou aos governos para respeitarem os direitos humanos e as liberdades cívicas tanto nos seus países como no estrangeiro.
O ministro falava no hotel Taj Mahal em Bombaim um dos vários locais atacado por militantes durante três dias em Novembro.
Hillary Clinton Confirmada para Secretária de Estado
O Comité de Relações Externas do Senado aprovou a nomeação da antiga primeira-dama Hillary Clinton para o posto de Secretária de Estado.
A nomeação foi aprovada por 16 votos contra um e o senado deverá confirmar a sua nomeação na Terça-feira após Barack Obama prestar juramento como presidente dos Estados Unidos.
Esse comité está agora a analisar a nomeação de Susan Rice como embaixadora junto das Nações Unidas.
Por outro lado o comité judicial do Senado está estudar a nomeação de Eric Holder ara o posto de procurador-geral.
Na sua declaração aquele comité Holder disse que a luta contra o terrorismo continua a ser a prioridade do Departamento de Justiça mas sublinhou que o melhor meio de combater o terrorismo é proteger as liberdades cívicas e manter o primado da lei.
Holder faz face a críticas de vários senadores devido ao seu trabalho como vice-procurador-geral durante a administração de Bill Clinton, especificamente quanto ao seu papel em perdões dados por Clinton no final da sua presidência.
Caso seja confirmado no posto Holder será o primeiro procurador-geral de raça negra.
Zimbabwe: Tsvangirai Vai Reunir-se com Mugabe
O líder da oposição do Zimbabwe Morgan Tsvangirai, anunciou que vai reunir-se na próxima semana com o presidente Robert Mugabe num esforço para resolver o impasse político no pais.
Falando a jornalistas na cidade sul-africana de Joanesburgo, Tsvangirai afirmou continuar empenhado no acordo de partilha do poder que assinou com Mugabe em Setembro passado e que o encontro que vai manter com o presidente zimbabueano é crucial para accionar o acordo.
Mas Tsvangirai afirmou, ao mesmo tempo, saber que o presidente Mugabe não é um parceiro credível. O líder do MDC adiantou que o presidente sul-africano Kgalema Motlanthe e outros membros da SADC estarão presentes no encontro.
Motlanthe disse que se vai deslocar ao Zimbabwe na Segunda-feira para participar nas negociações com outros dirigentes regionais
Desconhece-se por enquanto a data certa do encontro.
Etiópia Completa Retirada da Somália.
As tropas etíopes que apoiavam o governo frágil da Somália completaram a sua retirada da capital somali, Mogadishu.
O Vice-governador da Região de Banadir da Somália, que circunscreve a zona de Mogadishu, disse que as forças etíopes abandonaram a última das suas bases durante a noite, tendo os residentes confirmado terem visto a última coluna das tropas etíopes e os seus veículos a abandonarem a cidade no princípio da manhã de Quinta-feira.
A retirada dos contingentes etíopes faz parte do plano geral da retirada total da Etiópia do território somali que começou na Segunda-feira. O Primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, declarou quinta-feira, que as suas forças iriam ser aquarteladas na fronteira com a Somália.
Alguns somalis esperam que a medida irá contribuir para uma maior coesão e eficiência do governo em Mogadishu, alguns outros afirmam recear que o vácuo no poder possa provocar a intensificação da luta entre os vários grupos insurrectos que se opuseram as forças etíopes.
Pelo menos sete pessoas morreram segunda-feira, na região do Baixo Shabelle em luta travada entre a milícia local e al-Shabab, o grupo insurrecto mais proeminente da zona.