Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Forças israelitas continuaram hoje a atacar os militantes palestinianos do Hamas matando pelo menos 20 pessoas na Faixa de Gaza apesar dos apelos internacionais para um cessar-fogo. Tanques e aviões israelitas estão a bombardear os arredores da cidade de Gaza enquanto os militantes do Hamas ripostam com mísseis anti-tanque. Entidades palestinianas afirmaram que grande parte dos mortos hoje registados eram civis. Contudo devido às medidas restritivas impostas à imprensa pelas autoridades israelitas, esses números são difíceis de confirmar. Israel afirma que não está a atacar civis e acusa os militantes do Hamas de estarem a disparar rockets a partir de zonas densamente povoadas.

Indonésia: 260 pessoas desaparecem em naufrágio

Mais de 260 pessoas foram dadas como desaparecidas depois do naufrágio de um navio indonésio ao largo da ilha de Sulawesi. Um "ferry-boat" com mais de 250 passageiros a bordo assim como 18 membros da tripulação naufragou e foram encontrados quatro sobreviventes. Já foram entretanto enviados para a zona meios de busca e socorro. As autoridades marítimas indonésias perderam o contacto com o navio quando o mesmo se encontrava a 50 quilómetros ao largo de Majene, no Oeste de Sulawesi, e numa altura em que se verificavam condições meteorológicas adversas. O navio efectuava a ligação entre Sulawesi, e a ilha do Bornéu.

Paquistão: Exército abate 40 rebeldes islâmicos

O Exército paquistanês afirmou que matou 40 rebeldes islâmicos e que perdeu seis soldados na sequência de violentos combates na zona tribal no noroeste do país onde se encontram bastiões da organização terrorista al Kaida. Cerca de 600 militantes fundamentalistas atacaram posições militares na noite de sábado no distrito de Mohmand, perto da fronteira com o Afeganistão.

Europa: recomeça abastecimento de gás russo

A Rússia, a Ucrânia e a União Europeia chegaram hoje a um acordo para o recomeço do fornecimento de gás natural russo à Europa através dos gasodutos ucranianos. A Ucrânia referiu contudo que os gasodutos só estarão operacionais a partir de terça-feira visto estarem actualmente sem pressão suficiente. A Rússia decidiu cortar o fornecimento de gás à Ucrânia na sequência de divergências acerca do preço do combustível e das tarifas de trânsito. Moscovo fechou posteriormente os gasodutos depois de acusar a Ucrânia de roubar gás destinado à Europa.

Sudão: governo ameaça estrangeiros

O chefe dos serviços secretos sudaneses, Salah Gosh, advertiu que cidadãos estrangeiros poderiam ser alvo de radicais se o Tribunal Penal Internacional julgar o presidente sudanês Omar al-Bashir por ter cometido crimes de guerra. Aquele tribunal deverá decidir acerca da emissão de um mandado de captura contra al-Bashir. O presidente sudanês é acusado de ter orquestrado o genocídio na região de Darfur onde grupos rebeldes têm vindo a lutar desde 2003 contra o governo de Kartum.

Somália: confrontos entre facções fazem 25 mortos

Na Somália confrontos no centro do país entre grupos islâmicos rivais saldaram-se pela morte de pelo menos 25 pessoas. Os combates opuseram militantes do grupo al-Shabab aos da organização Alu Sunna Waljamá na localidade de Guriel. Aquela última organização conseguiu ocupar a localidade. Grande parte dos mortos eram militantes islâmicos, mas, pelo menos outras 20 pessoas ficaram feridas.

Zimbabué: Bispo Desmond Tutu reitera solidariedade

O bispo sul-africano Desmond Tutu, galardoado com o prémio Nobel da paz, apelou a todos os sul-africanos para se lhe juntassem num jejum de um dia por semana para protestar contra a crise humanitária a que se assiste no vizinho Zimbabué. Tutu tem vindo a jejuar um dia por semana em sinal de solidariedade para com as centenas de milhar de zimbabueanos que se debatem com faltas de alimentos e com uma epidemia de cólera. O Zimbabué não dispõe de um governo oficial desde há vários meses e debate-se com uma taxa de inflação astronómica, para além do colapso do seu sistema sanitário.

XS
SM
MD
LG