A Junta Militar, no poder em Conackry, anunciou que suspendeu e que vai rever todos os contratos com as empresas mineiras que operam no país, considerando que os actuais contratos estão mal estruturados. A Guiné Conackry tem as maiores reservas de bauxite do mundo, um minério essencial para o fabrico de alumínio.
A junta tinha convidado os representantes da comunidade internacional para um encontro, no sábado, numa tentativa para conquistarem o apoio para o golpe de Estado que levaram a cabo, sem derramamento de sangue.
Os líderes da junta militar convidaram os representantes diplomáticos da ONU, do Grupo dos Oito, da União europeia e da União Africana para um encontro na capital guineense, Conackry. O encontro estava inicialmente marcado para sábado, mas foi adiado para terça-feira.
Os líderes do golpe mantiveram, no sábado, conversações separadas com os líderes dos partidos políticos e com representantes da sociedade civil guineense.
Em Paris, na sexta-feira, o presidente Abdoulaye Wade, do Senegal, exortou a comunidade internacional a apoiar a junta militar. Wade falava a jornalistas durante uma visita que efectuou à embaixada senegalesa em Paris, tendo dito que a junta militar merece ser apoiada porque promete organizar eleições livres e justas.
A União Africana, os EUA e a União Europeia condenaram o golpe de Estado em Conackry e apelaram aos militares para que seja instaurado na Guiné um regime civil.
Governo do Zimbabwe Recusa
Libertação de Jestina Mukoko
As autoridades zimbabweanas recusam-se a libertar uma conhecida activista dos Direitos Humanos depois desta ter sido espancada pela polícia e anunciaram que vão apresentar o seu caso perante o Supremo Tribunal.
O Supremo Tribunal do Zimbabwe havia ordenado a transferência de Jestina Mukoko e oito outros activistas para um hospital depois dos respectivos advogados terem argumentado que os detidos haviam sido espancados e que necessitavam de cuidados médicos.
O governo de Harare acaba de interpor recurso da decisão do Supremo, noticia o jornal "Herald" citando um porta-voz da polícia. Até que o apelo seja ouvido, os activistas dos Direitos Humanos serão mantidos na prisão.
ONU saúde Tanzânia
Por Acolher Refugiados
Fontes da agência da ONU para os refugiados elogiaram a Tanzânia por ter encerrado os campos de refugiados que chegaram a albergar dezenas de milhar de pessoas, refugiados do vizinho Burundi.
Aquela agência afirma que o governo da Tanzânia fechou o campo de Nduta no início da semana, depois de ter reinstalado os restantes dez mil residentes.
Aquela iniciativa deixa a Tanzânia com apenas um campo de refugiados da vaga de violência que se gerou no Burundi, no início dos anos 70. Um porta-voz daquela agência da ONU, em Genebra, disse que a Tanzânia deveria ser saudada por ter sido um bom país anfitrião para os refugiados. Aquele porta-voz sublinhou que a Tanzânia foi um dos raros países a oferecer integração aos refugiados, propondo-lhes mesmo a naturalização àqueles que não quiseram voltar ao seu país. Cerca de 165 mil burundeses optaram pela nacionalidade tanzaniana.
Carro Armadilhado
Mata 22 em Bagdade
A polícia iraquiana anunciou que um carro armadilhado explodiu numa zona muito frequentada de Bagdade matando, pelo menos 22 pessoas, ferindo 54 outras.
De acordo com as autoridades, a explosão ocorreu junto a uma paragem de autocarros e de táxis, no distrito de Khadhima, maioritariamente xiita.
Um capitão do exército americano confirmou que foi accionado um engenho explosivo, apesar de informações iniciais de que uma ronda de morteiros teria sido disparada atingindo o local.
Num outro incidente separado, a polícia iraquiana anunciou que Ahmaed Farhan, um líder local da Al Qaida, que havia fugido da prisão na sexta-feira, na cidade de Ramadi foi abatido, no sábado, pelas forças da ordem.
Austrália Poderá Receber Presos
Libertados de Guantanamo
A Austrália anunciou que vai considerar aceitar antigos prisioneiros libertados do centro Americano de detenção em Guantanamo.
Um porta-voz do primeiro-ministro Kevin Rudd disse que quaisquer pedidos serão considerados caso a caso e que nenhum dos detidos será aceite se não passar na avaliação rigoroso do governo da Austrália.
O centro de detenção de Guantanamo foi criado depois dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001contra os EUA e conta agora com 250 presos de várias nacionalidades, suspeitos de actividades terroristas.
Paquistão Diz Não Querer
Uma Guerra com a Índia
O primeiro-ministro paquistanês afirmou que o seu país quer manter relações amigáveis com a Índia, por entre preocupações generalizadas entre a comunidade internacional relativamente à crescente tensão entre aqueles dois países vizinhos.
O primeiro-ministro Yousaf Raza Gilani disse, durante um discurso proferido pela televisão nacional, que o Paquistão não irá tomar a iniciativa de atacar a Índia, mas que irá reagir se existir um ataque.
O Paquistão enviou milhares de soldados para a fronteira com a Índia, na sexta-feira. Testemunhas oculares afirmam terem visto tropas paquistanesas movimentando-se em direcção à fronteira indiana.
Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo apelou a ambos os países para mostrarem contenção, acrescentando que o governo de Moscovo está profundamente preocupado pela concentração de tropas de ambos os lados da fronteira. Também as autoridades americanas exortaram a Índia e o Paquistão a evitarem uma escalada das tensões entre si.
Os dois países têm estado numa situação de grande tensão desde Novembro, altura em que terroristas sediados no Paquistão atacaram a cidade indiana de Bombaim, matando 170 pessoas.
Primeiro Aniversário
Da Morte de Benazir
Mais de 150 mil pessoas reuniram-se no Sul do Paquistão para assinalar o primeiro aniversário do assassinato da antiga primeira-ministra Benazir Bhutto.
A carismática líder, educada na Universidade de Oxford, foi morta há um ano por um atirador suicida, na sequência de um atentado bombista, na altura em que terminava um comício que teve lugar na cidade de Rawalpindi.
Apoiantes de Bhutto reuniram-se, no sábado, para uma cerimónia evocativa que teve lugar junto ao túmulo da antiga governante, na Província de Sindh, no Sul do Paquistão.
O viúvo de Bhutto, o actual presidente Asif Ali Zardi, disse que tiranos conseguiram matar a sua mulher, mas nunca serão capazes de matar os seus ideais e as reformas democráticas que sempre quis implantar no Paquistão.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse, a propósito, esperar que uma comissão independente de inquérito seja em breve estabelecida para investigar as circunstâncias da morte de Benazir Bhutto.
Campanha Eleitoral
Termina no Bangladesh
Os dois principais líderes políticos do Bangladesh estão a efectuar os comícios de encerramento, no último dia da campanha para as eleições parlamentares de segunda-feira.
A votação destina-se a restaurar a democracia depois de dois anos de um governo apoiado pelos militares.
A líder do Partido Nacional do Bangladesh, Khaleda Zia, fez campanha na capital, Dhaka, enquanto que o sua principal, Awami League, efectuou um comício em Chittagong.
Perto de 600 mil soldados e polícias foram convocados para manter a paz, depois do governo ter levantado o estado de emergência que esteve em vigor durante dois anos.
Crise Económica Global
Atinge a Coreia do Sul
O presidente da Coreia do Sul disse, no sábado, que a economia do seu país irá cair durante a primeira metade de 2009, o que acontecerá pela primeira vez desde a crise financeira asiática de 1997.
O presidente Lee Myung-bak disse que muito embora a economia sul-coreana possa sofrer um crescimento económico positivo em 2009 no seu todo, poderá sofrer uma contracção nos primeiros dois trimestres do ano.
Recentemente, os dois principais fabricantes de automóveis sul-coreanos (a Hunday e a Kia) anunciaram medidas de gestão de emergência, congelando os salários dos gestores.