Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Um destacado funcionário das Nações Unidas para questões dos direitos humanos disse que o presidente do Zimbabwe Robert Mugabe é "um ditador louco" que "perdeu todo o sentido da realidade".

Numa entrevista à rádio suíça Jean Ziegler apelou à África do Sul para deixar de proteger Mugabe afirmando que o "horror" em que o Zimbabwe se transformou se tornou agora intolerável.

Dirigentes da África do Sul têm se recusado a apoiar apelos dos Estados Unidos, Grã-bretanha e outros países para o Presidente Mugabe se demitir.

Ziegler disse que uma intervenção do Conselho de Segurança da ONU tem sido bloqueada pela Rússia e China que querem o apoio da África do Sul e da União Africana.

O ministro britânico para os assuntos africanos Malloch Brown disse por outro lado que Mugabe se tornou agora um obstáculo impossível ao acordo de divisão de poder entre os partidos no poder e na oposição no Zimbabwe.

ONU PROLONGA MANDATO DE FORÇAS NO CONGO

O Conselho de Segurança das Nações Unidas prolongou o mandato das forças de paz da ONU no Congo por mais um ano.

A resolução aprovada por unanimidade autoriza a presença de uma força de 22.000 soldados e polícias e ordena que essa força dê prioridade à protecção de civis, especialmente na volátil província do Kivu Norte.

A resolução diz que a missão da ONU, conhecida pelo nome de MONUC, está autorizada a usar a força para impedir grupos rebeldes armados de ameaçarem civis ou as próprias forças da ONU.

O Conselho de Segurança disse ainda que a missão deve melhorar as condições de segurança para que organizações humanitárias possam ajudar cerca de 250.000 deslocados a regressarem a casa.

OLMERT NA TURQUIA PARA DISCUTIR PAZ COM A SÍRIA

O primeiro ministro israelita Ehud Olmert encontra-se na Turquia para discutir os esforços de mediação deste país entre Israel e a Síria.

Olmert manteve conversações em separado com o primeiro ministro turco Recep Erdogan e com o Presidente Abdullah Gul.

Um porta voz do chefe do governo israelita disse que as discussões se iriam centrar em questões regionais e bilaterais .

Na semana passada Olmert disse que é possível um acordo de paz entre a Síria e Israel.

Desde Maio que estes dois países têm estado envolvidos em negociações indirectas através da Turquia.

Negociações anteriores entraram num impasse em 2000

PARLAMENTO IRAQUIANO ADIA VOTAÇÃO SOBRE TROPAS ESTRANGEIRAS

Legisladores iraquianos atrasaram uma votação sobre uma resolução que vai determinar o futuro das tropas estrangeiras para além do fim do ano.

Esse debate refere-se a soldados que não dos Estados Unidos.

Desconhece-se agora quando é que o parlamento vai votar sobre a resolução que autoriza a presença de tropas estrangeiras não americanas até ao final de Julho de 2009.

Se a resolução não for aprovada antes de expirar o mandato da ONU sobre a presença de tropas estrangeiras a 31 de Dezembro essas tropas deixarão de ter um mandato legal para permanecer no país.

Essas tropas são provenientes da Austrália, Grã-bretanha, El Salvador, Estónia e Roménia.

MÍSSIL MATA OITOS PESSOAS NO PAQUISTÃO

Funcionários de segurança paquistaneses informaram que pelo menos oito pessoas morreram num suspeito ataque americano com mísseis no noroeste do Paquistão.

Os referidos funcionários disseram que o último ataque ocorreu na volátil região tribal do Vaziristão do Sul, tendo destruído dois veículos em diferentes localizações e morto a maioria dos seus ocupantes.

CINCO HOMENS CULPADOS DE CONSPIRAR PARA MATAR SOLDADOS AMERICANOS

Um júri de um tribunal federal americano considerou cinco homens culpados de conspirarem para matar soldados americanos num ataque a uma base do exército no estado da Nova Jersey, no nordeste dos Estados Unidos.

Após seis dias de deliberações o júri absolveu-os no entanto de acusações de tentativa de assassinato. Cada um dos acusados faz face agora a uma pena máxima de prisão perpétua.

O veredicto segue-se a um julgamento de oito semanas em que os réus foram acusados de conspirarem para matar soldados na base de Ford Dix. A acusação disse que os réus se tinham inspirado na Al Qaida.

Todos os réus são estrangeiros muçulmanos presos em Maio do ano passado. Três nasceram na antiga Jugoslávia, um na Jordânia e um na Turquia.

MAIS DESEMPREGADOS NO PRÓXIMO ANO NOS ESTADOS UNIDOS

Uma companhia de emprego dos Estados Unidos disse que o deteriorar da situação financeira do país significa que mais um milhão de americanos vai perder o emprego no próximo ano.

Um relatório da companhia Challenger, Gray e Christmas disse que a situação se deve a fracos gastos do consumidor e de empresas.

A companhia afirma que os esforços para se estimular a economia americana vão levar algum tempo a ter efeito.

Na China entretanto o banco central anunciou um novo corte nas taxas de juro e reduziu também a quantia de reservas que os bancos devem manter.

No Japão a companhia de automóveis Toyota disse que pela primeira vez na sua história deverá registar prejuízos no primeiro trimestre do próximo ano.

XS
SM
MD
LG