Durante cerca de 90 minutos, o candidato republicano John McCain e o seu adversário democrata Brack Obama responderam a uma série de perguntas colocadas por um grupo de eleitores ainda indecisos.
O moderador do debate, o conhecido jornalista Tom Brokaw, selecionou as perguntas da audiência assim como muitas outras enviadas através da Internet.
A maior parte das perguntas diziam respeito ao modo como cada um dos candidatos propunham fazer frente à actual crise económica, combater o desemprego e pôr termo à queda dos preços das habitações.
Obama afirmou que uma das suas principais prioridades seria resolver os problemas financeiros dos principais bancos e companhias de seguros americanas .
” A classe média necessita de um pacote de ajuda. Reduções de impostos para a classe média e ajuda às pessoas que têm habitação própria de modo a que possam continuar a viver nas suas casas,” afirmou Obama.
Por seu turno, o senador McCain afirmou que a descida dos preços do sector imobiliário está a afectar muitos americanos e propôs um programa governamental para impulsionar o mercado.
” Todos nós sabemos que enquanto não estabilizarmos os preços das habitações na América, nunca conseguiremos recomeçar a criar empregos e a sanear a nossa economia,” defendeu McCain.
Ambos os candidatos salientaram por outro lado os efeitos negativos para a economia americana da subida dos preços da energia e realçaram a necessidade de se arranjarem alternativas para o petróleo comprado ao estrangeiro.
Para o candidato republicano, um passo essencial para estimular a economia americana é o de reduzir a dependência do país dos fornecedores de petróleo estrangeiros.
” A exploração de petróleo ”offshore” e a construção de centrais de energia nuclear são dois elementos fundamentais.. Eu tenho vindo a defender isso e sei de que é maneira de se sanear a economia e eliminar a nossa dependência do petróleo estrangeiro e deixar de enviar para o exterior 700 mil milhões de dolares anualmente.”
Quanto ao candidato democrata afirmou que tentaria estimular as novas tecnologias e soluções energéticas nos Estados Unidos para eliminar a necessidade de se importar petróleo.
” Essa é a principal razão pela qual defendo um investimento de 15 mil milhões de dolares por ano durante os próximos 10 anos. O nosso objectivo é o deixarmos de estar dependentes do petróleo do Médio Oriente no prazo de uma década. Nós podemos consegui-lo.”
Obama defendeu-se, por outro lado, das acusações de McCain de que aumentaria os impostos de modo a poder financiar novos programas governamentais. O candidato democrata à Casa Branca , salientou que pelo contrário a maior parte dos americanos veriam reduzidos os seus impostos se fôsse eleito presidente. Criticou também McCain pela sua proposta de congelar o orçamento federal alegando que isso iria prejudicar muitos programas sociais. O candidato republicano retorquiu dizendo que um rigoroso limite nas despesas é necessário para recuperar a economia americana.