Links de Acesso

Rice de visita a Lisboa critica Rússia


A Secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice disse que a Rússia está, nas suas palavras, a aprofundar o seu isolamento, não respeitando as condições do acordo de cessar-fogo com a Geórgia.

Rice disse aos jornalistas, esta sexta-feira, em Lisboa, que a Rússia não terá outra saída a menos que mude de comportamento para com aquela antiga república soviética.

Os Estados Unidos têm repetidamente criticado Moscovo por manter as suas forças ainda na zona de segurança na vizinhança das regiões separatistas da Ossétia do Sul e Abacázia. A Rússia, contudo, sustenta que as suas tropas estão a desempenhar uma missão necessária de manutenção de paz na zona.

Enquanto isso, o Vice-Presidente americano, Dick Cheney, que se encontra na Ucrânia, disse que as acções da Rússia geram sérias dúvidas quanto às suas intenções e à confiança que se pode ter em Moscovo como parceiro internacional. Cheney está na Ucrânia no ultimo parte da sua digressão à região destinada a mostrar o apoio dos Estados Unidos aos seus aliados. Cheney reiterou o apoio americano aos esforços da Ucrânia para se integrar na Aliança Militar do Atlântico Norte (NATO),um dia depois de manifestar o mesmo tipo de apoio em Tbilisi, à Geórgia.

Moscovo acusou Dick Cheney de promover a agressão da Geórgia contra a Rússia.

XS
SM
MD
LG