Na Zâmbia, o partido no poder escolheu o Vice-Presidente Rupiah Banda para seu candidato as próximas eleições presidenciais, no rescaldo do falecimento do Presidente Levy Mwanawasa.
Depois da sua nomeação, esta sexta-feira, Banda disse aos jornalistas que os seus objectivos são a união do seu partido e do país na continuação das políticas do falecido presidente.
A reunião ocorre dois dias depois das exéquias em Lusaca de Levy Mwanawasa.
Na quinta-feira, a televisão estatal da Zâmbia transmitiu a mensagem de despedida do ex-presidente, endereçada à nação zambiana, e escrita em 2005.
Na mensagem, Mwanawasa disse ter tentado melhorar os padrões de vida dos zambianos, encorajando investimentos estrangeiros no país, e encorajando ainda os futuros governantes da Zâmbia a prosseguirem a luta contra a corrupção.
Mas Mwanawasa não se refere no seu testamento sobre quem deverá ser o seu sucessor.
Levy Mwanawasa morreu num hospital de Paris no dia 19 de Agosto passado, onde esteve hospitalizado dois meses, depois de sofrer uma trombose no Egipto, quando ali participava numa conferência. O Vice-Presidente Banda serve, entretanto, como presidente interino até às eleições.