Links de Acesso

Administração Bush espiou líderes iraquianos


Bob Woodward, um dos mais destacados repórteres americanos escreve que a administracao Bush expiou extensivamente responsáveis iraquianos, incluindo o primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

No livro, sobre o qual o jornal Washington Post publica um artigo em antecipação à sua publicação, Woodward (que trabalha para o jornal) escreve, citando uma fonte americana, que sobre al-Maliki: "sabemos tudo o que ele diz."

Intitulado "A Guerra de Dentro: Uma História Secreta da Casa Branca," o livro baseia-se em entrevistas com fontes dos serviços secretos, diplomáticas e militares, bem como em duas entrevistas gravadas com o presidente George Bush. O livro é publicado na segunda-feira.

A Casa Branca recusou comentar especificamente sobre a acusação de espionagem. Um porta-voz governamental iraquiano disse que caso seja verdade (o que se diz no livro) "reflecte a falta de confiança," e acrescentou que Bagdade pediria uma explicação a Washington.

Segundo o Washington Post, Woodward escreve também que o aumento da presença de soldados, no ano passado, no Iraque, não foi o principal factor que contribuiu para a diminuição da violência, mas programas secretos inovadores para localizar e eliminar líderes rebeldes.

O livro também dá crédito pela diminuição da violência às acções tomadas pelo clérigo xiita Moqtada al-Sard para controlar o seu poderoso exército Madhi, e ainda aos grupos sunitas que se revoltaram contra a al-Qaida no Iraque.

Woodward escreve sobre uma administração extremamente dividida sobre o curso da guerra, e descreve o presidente Bush como desligado da guerra. Quando questionado porque a Casa Branca decidira enviar, no ano passado, cinco brigadas para o Iraque, em vez das duas como sugerido pelos militares, Bush disse: "Bom, não sei. Não estou envolvido nessas reuniões, e ficará satisfeito de saber isto, porque tenho outras coisas para fazer."

O Post acrescenta que durante as entrevistas com Woodward, o presidente referia-se à guerra como parte de re-posicionar o poderia americano no Médio Oriente, que justificava por ter sido o local de onde "emanou um ataque mortal."

Este é o quarto livro de Bob Woordward sobre a administração Bush e o Iraque. Woodward notabilizou-se juntamente com Carl Bernstein pelas revelações que, publicadas no Washington Post, estiveram na base do escândalo Watergate que acabaria por provocar a demissão do antigo presidente Richard Nixon.

XS
SM
MD
LG