Links de Acesso

Sauditas Dispostos a Produzir Mais Petróleo


Congressistas americanos estão a reagir cautelosamente a garantias dadas pela Arábia Saudita de que irá aumentar a sua produção petrolífera, afirmando que os EUA devem fazer mais por si próprios para reduzir a sua dependência do petróleo estrangeiro.

O Ministro saudita do Petróleo afirma que o seu país tem capacidade para aumentar a sua produção, se existir procura no mercado para o fazer. Estas afirmações foram feitas em Jeddah, onde os sauditas disseram estar prontos para aumentar a produção em 200 mil barris de petróleo por dia, podendo mesmo considerar um aumento maior.

Em Washington, o presidente da Comissão da Câmara dos Representantes para a Independência Energética, o congressista Edward Markey não se manifestou impressionado pela promessa feita pela Arábia Saudita: “Irá ter um efeito marginal na moderação dos preços do petróleo. Ao fim e ao cabo, esta crise é, realmente, provocada por 12 anos de controlo republicano do Congresso. Nós fomos de 46 por cento de dependência em petróleo estrangeiro quando os republicanos assumiram o controlo do Congresso, em 1995, para 61 por cento de dependência, hoje. Nós temos tido a questão do petróleo e da gasolina na agenda. Temos deixado para trás a questão da energia renovável.”

Declarações de Markey feitas num programa de TV da rede ABC. Os democratas assumiram o controlo da Câmara dos Representantes nas eleições de 2006.

Muitos republicanos, incluindo o presidente Bush e candidato republicano às presidenciais, John McCain, concordam com os democratas em expandir a utilização de fontes alternativas de energia. Mas, Bush e McCain apelaram também para o aumento da prospecção petrolífera em território dos EUA para aumentar o abastecimento de petróleo bruto para uso nacional.

Em declarações feitas também na rede de TV ABC, a senadora republicana pelo Texas, Kay Hutchison, criticou os democratas por estes se oporem à abertura de novos poços para a exploração petrolífera em solo americano, nomeadamente no mar junto à costa.

Disse Hutchison: ”Os democratas têm posto em causa todos os esforços feitos para aumentar o nosso abastecimento doméstico. Esta é uma questão de oferta e de procura. A procura disparou em flecha devido ao aumento do consumo global e nós nada fizemos para resolver a questão do abastecimento. Explorar petróleo “off-shore” numa base de Estado a Estado é qualquer coisa que nós pensamos ser seguro em termos do meio ambiente.”

Alguns peritos em energia afirmam que os preços do petróleo aumentaram, em parte, devido à especulação que está a ser feita pelos investidores no sector energético. O chefe do Instituto Americano de Petróleo, Red Caveney, disse que existe uma forma simples de contrariar as expectativas de preços cada vez mais elevados, que alimentam o mercado dos especuladores.

Disse Caveney: ”O que necessitamos é de soluções permanentes. É esse o sinal de que o mercado está à espera. Qualquer que seja o cenário para que se esteja a olhar, o facto é que necessitamos de toda a energia que pudermos obter, de qualquer tipo.”

Caveney ecoou apelos para um aumento da exploração petrolífera em território americano.

Um perito argumentou que, durante anos, os EUA não investiram o suficiente em tecnologias para tornar os automóveis mais económicos em termos de consumo. Jeffrey Sachs, que preside ao Instituto da Terra da Universidade de Columbia, afirma que os EUA estão atrasados no que toca a tornarem-se energeticamente independentes.

XS
SM
MD
LG