O senador republicano, John McCain obteve a vitoria nos quatro sufrágios das primárias de terça feira, bem como a nomeação presidencial pelo partido.
John McCain obteve vitorias na totalidade das primárias de ontem, que incluíam Vermont, Rhode Island, Ohio e Texas.
As vitorias permitiram ao senador do Arizona obter os mil cento e noventa e um delegados necessários para obter a nomeação presidencial pelo Partido Republicano.
McCain apresentou-se, no Texas, perante apoiantes entusiasmados após o seu rival, o antigo governador de Arkansas, Mike Huckabee ter reconhecido a nomeação do Senador pelo Arizona pelo partido republicano.
‘Meus amigos vamos lutar pela América, pela sua forca, pelos seus ideais, pelo seu futuro. O desafio começou agora. ‘
Huckabee que tinha falado pouco antes com McCain pelo telefone afirmou aos seus apoiantes ter chegado o momento de apoiar o senador do Arizona e derrotar em Novembro os democratas.
‘Não só o cumprimentei como lhe manifestei o meu compromisso para com ele como para com o partido no sentido de realizar tudo o que seja possível para unir o nosso partido, mas ainda mais importante unir o nosso país.’
A obtenção por McCain do numero de delegados para obter a nomeação culmina uma recuperação política espectacular. McCain que muito cedo parecia o principal candidato a nomeação republicana, desceu bruscamente o ano passado nas sondagens, a meio de dificuldades de angariação de verbas e mudanças no seu pessoal de apoio.
McCain conseguiu recuperar a sua campanha com a vitoria na primaria de New Hampshire, no inicio de Janeiro, tendo lutado pela nomeação, apesar de alguns protestos dos activistas conservadores sobre os seus pontos de vista relativamente à imigração e à reforma do financiamento de campanhas eleitorais.
McCain enfrenta alguns desafios como nomeado pelo partido republicano, partindo para uma eleição em que a maioria dos Americanos deseja mudança e reprovam o trabalho desenvolvido pelo presidente Bush.
As preocupações sobre o enfraquecimento da economia dos Estados Unidos apareceram como sendo talvez a maior questão para a campanha presidencial o que tradicionalmente constitui uma vantagem para os Democratas.
McCain sustenta ter maior experiência no domínio da segurança nacional e da política externa do que os Senadores Clinton e Obama.
McCain ligou a sua sorte política ao êxito da política de aumento de tropas no Iraque, que tem produzido, nos últimos meses, alguns resultados positivos.
Foi esta a segunda tentativa de McCain na obtenção da nomeação pelo partido republicano, já que em 2000 perdeu em favor do antigo governador do Texas, George W Bush, tendo Bush na altura derrotado por escassa margem o democrata Al Gore, no sufrágio presidencial.