Links de Acesso

Afeganistão Passa Por Uma Fase Violenta


As tropas adicionais elevam para 390 o total do contingente australiano que vai trabalhar na província afegã de Uruzgan com um grupo de engenharia militar liderada por holandeses.

A Austrália já tem 300 soldados no Afeganistão, incluindo uma força especial de “comandos”. Foram enviados para o país para reforçar a segurança durante as eleições em Setembro do ano passado.

O novo destacamento acontece numa altura em que o Afeganistão passa por uma das mais violentas fases desde que as forças da coligação liderada pelos Estados Unidos derrubaram o governo Taliban em 2001. A Austrália contribuiu para essa campanha com um efectivo de 1500 soldados.

Ataques por combatentes do Taliban, da al-Qaida e por outros que se opõem ao governo apoiado pelos Estados Unidos aumentaram nos últimos meses, especialmente no sul do país.

O primeiro-ministro australiano John Howard afirmou que as tropas extra irão fornecer protecção aos engenheiros militares e artificies australianos que se encontram no terreno.

“Propusemos estes aumentos para fornecer protecção para o grupo que faz parte da equipa de reconstrução provincial”.

Canberra acredita que o combate ao extremismo no Afeganistão é um elemento chave na guerra global contra o extremismo.

A Austrália tem também cerca de 1400 tropas em e ao redor do Iraque, para além de grandes unidades em Timor Leste e nas Ilhas Salomão.

O primeiro-ministro Howard disse que o seu governo não irá abandonar o Afeganistão numa altura em que faz a transição de conflito para paz e estabilidade. Acrescentou que a democracia está a criar raízes naquele país.

XS
SM
MD
LG