Links de Acesso

Presidente Angolano Fez Novos Exames Médicos no Brasil


O Presidente José Eduardo dos Santos regressou do Brasil mais fresco e também em boa forma. Ausente desde o dia 10 para o que os seus serviços de apoio designaram na altura como sendo o início de um período de gozo de férias, de 15 dias, dentro e fora do país, posto no Brasil, José Eduardo dos Santos acabou por realizar novos exames médicos.

Os testes realizados na sexta-feira, 21 de Abril no Hospital Samaritano de Botafogo, no Rio de Janeiro revelaram um presidente saudável. Descritos como se tratando de exames de rotina, estes testes poderão ajudar a esbater a curiosidade, especulação e preocupação criadas, primeiro, pelo internamento num hospital carioca há um mês durante 24 horas, e segundo por mais esta viagem ao Brasil.

A intriga atingiu tamanha dimensão que o MPLA e a UNITA juntaram-se ao debate. Falando para a LAC, Luanda Antena Comercial, Bornito de Sousa, chefe da bancada parlamentar do MPLA disse que o presidente está a observar uma prática aconselhada a todos, isto é, realizar exames médicos anuais. Isto não encerra nenhum drama. Pelo contrário. Disse ele:“Eu acho que é um gesto positivo que deveria ser seguido pelos cidadãos, pelos dirigentes, pelos responsáveis que sobretudo porque têm uma vida muito stressante”.

Se o MPLA se sente confortado com o que se passa, a UNITA não tem razões para preocupações. O seu presidente, Isaías Samakuva disse que, até prova em contrário, ninguém se deve preocupar: “ Se o presidente da República estiver realmente doente e se ele achar que se trata de algo sério , estou certo que ele próprio ou os órgãos competentes do Estado, irão informar a nação”. Samakuva foi mais longe oferecendo a sua solidariedade pessoal.

Para todos os efeitos, Bornito de Sousa e Samakuva tinham razões para estarem descontraídos.O dr. Sérgio Abramoff, o médico brasileiro que o observa quando se desloca ao Brasil, disse que o presidente de Angola goza de boa saúde.

Sérgio Abramoff é o director do centro de clínica integrada da Clínica São Vicente, na Gávea, Rio de Janeiro, o centro hospitalar usado há vários anos pelo Presidente de Angola.

Sérgio Abramoff é um dos mais respeitados médicos de clínica geral do Brasil. Tem entre os seus clientes, importantes figuras da alta sociedade brasileira. Assina artigos em várias revistas especializadas , e tem uma coluna quinzenal no Jornal do Brasil. Desta vez por razões que não revelou Sérgio Abramoff preferiu que o Presidente da República fosse observado no hospital Samaritano situado em Botafogo.

Num curto depoimento para a Voz da América, o dr. Sérgio Abramoff mostrou-se satisfeito com os resultados dos exames. “A informação que lhe posso dar é que ele está óptimo. Está muito bem”.

Sérgio Abramoff foi muito parco em palavras, mas os médicos do Hospital Samaritano onde o presidente fez os exames foram um pouco mais expansivos. O dr. Luiz Correia disse à Voz da América que o presidente esteve naquele hospital para fazer exames gerais. “Ele esteve aqui acompanhado do seu médico particular, o dr Abramoff. Fez exames de sangue, de radiologia...“

O Hospital Samaritano rivaliza com a Clínica São Vicente em termos de qualidade de serviços. Situada na Gávea, a Clínica São Vicente era o centro onde José Eduardo dos Santos fazia os seus exames. Desta vez recorreu ao Hospital Samaritano.

“Nós atendemos o mesmo nicho de mercado, disse o dr. Sérgio Abramoff habitualmente interna na clínica de São Vicente, mas ele desta vez preferiu fazer os exames aqui. Nós somos o hospital de referência para os consulados dos EUA, da Grã-Bretanha para a maioria dos consulados e empresas estrangeiras. Talvez por isso o presidente tenha vindo para aqui”.

XS
SM
MD
LG