Links de Acesso

Jendayi Frazer Esperada em Luanda


A Secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Africanos, Jendayi Frazer, deixa Washington esta sexta-feira para uma digressão a vários países africanos, incluindo Angola, o Ruanda, Burundi, e os dois Congos, soube a Voz da América de fonte oficial.

Esta será a primeira deslocação a Angola de um membro do governo norte-americano no espaço de 18 meses. A última vez que isto aconteceu, foi em finais de 2004, quando a secretária da Defesa Adjunta para os Assuntos Africanos, Teresa Wallen, visitou Angola.

Em Dezembro e em Fevereiro últimos foi colocada a hipótese da diplomata norte-americana visitar Angola, acabando por não se consumar a visita.

Jendayi Frazer viria a encontrar-se, em Dezembro passado, na Tanzânia com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola João Miranda por altura da tomada de posse do novo presidente daquele país Jakaya Kikwete.

Fontes bem informadas disseram à Voz da América que a circunstância do presidente José Eduardo dos Santos ter falado em Janeiro da necessidade de condições para a realização de eleições poderá iluminar as conversações políticas que Jendayi Frazer manterá em Luanda.

Além de questões de natureza política tem-se como certo, também, que Jendayi Frazer e os seus interlocutores angolanos falem da situação na região central de África, sua estabilidade, e da cooperação económica entre os dois países. De resto esta questão, sobretudo a produção de petróleo teria também sido objecto de abordagem durante uma visita que Jendayi Frazer efectuou a China o ano passado.

XS
SM
MD
LG