Links de Acesso

O furacão Katrina continua a fustigar


O furacão Katrina continua a fustigar a costa americana do Golfo do México, com ventos com a velocidade de 200 quilómetros a hora.

A tempestade tropical causou danos consideráveis, muito embora não esteja ainda avaliada a dimensão dos estragos, incluindo a de vidas humanas, provocadas pela passagem daquele furacão pelo sul dos Estados Unidos.

O furacão atingiu a costa da Louisiana e prosseguiu pelo sul adentro, até atingir o estado de Mississipi.

A sua passagem fortes ventos arrancaram tectos das casas e dos edifícios, incluindo o tecto de um estádio em New Orleans, onde muitas pessoas se encontravam refugiados.

Os fortes ventos fizeram estilhaçar os vidros das janelas e derrubaram árvores. As fortes chuvas provocaram por outro lado, o corte de energia eléctrica em New Orleans, e parte do estado da Alabama.

Falando no estado de Arizona, o presidente George Bush disse que as famílias afectadas pela tempestade tropical não serão abandonadas.

‘A nossa costa do Golfo está sendo fortemente fustigada. Eu quero que as pessoas no Golfo saibam que o governo americano está preparado para ajudar aqueles que foram afectados pela passagem da tempestade. Ao mesmo tempo a América vai rezar pela segurança de todos os cidadãos.’

Funcionários dos serviços de emergência do governo federal disseram ter já pronto a actuar nas zonas afectadas pelo furacão, equipas de resposta ao desastre, que entraram em cena, assim que as condições climatéricas permitirem.

Desde que atingiu a costa dos Estados Unidos, a tempestade tropical tem estado a perder força, mas segundo os funcionários governamentais, existe ainda a possibilidade de ocorrência de mais, chuvas fortes.

XS
SM
MD
LG