As noticias começaram a circular ao fim do dia de sábado, segundo as quais John Garang tinha embarcado num helicóptero num aeroporto ugandes próximo de Kampala, e que se desconhecia o seu paradeiro.
O seu destino teria sido a região sul do Sudão. Autoridades ugandesas confirmavam no domingo que o helicóptero era dado como tendo desaparecido.
Na segunda feira entidades das Nações Unidas confirmavam que John Garang tinha morrido num acidente de helicóptero.
Salva Mayardit – vice presidente do Movimento de Libertação do Povo Sudanes não perdeu tempo em assegurar que a morte de Garang não vai fazer descarrilar o acordo de paz recentemente alcançado com o presidente sudanes Omar el-Bashir.
"A região sul do Sudão, e o próprio Sudão, perderam um filho. O primeiro vice-presidente da Republica do Sudão e o presidente do Sul do Sudão encontrava-se em visita oficial ao Uganda, quando o helicóptero onde se deslocava se despenhou, no sábado, nas proximidades de New Kush."
Salva Kiir aproveitou para assegurar a região sul do Sudão, em particular, e ao povo sudanes que o Movimento vai prosseguir com a visão e os objectivos que Garang tinha articulado e esperava fazer aplicar.
Todavia, noticias referem que soldados do Movimento de Libertação do Povo Sudanes tinham começado a pilhar residências na cidade de Juba.
As mesmas fontes referem que os revoltosos pediram a saída imediata das tropas do exercito sudanes.