Um dos quatro homens detidos em Birmingham, no centro de Inglaterra, alegadamente envolvidos nos atentados frustrados de 21 de Julho, poderá ser um dos seus autores.
A informação confirmada pelas forças de segurança, que procederam às . A descoberta de um pacote suspeito numa delas levou à evacuação das residências vizinhas.
Um dos detidos foi transferido para uma esquadra de alta segurança no centro de Londres.
Com estas novas detenções, a que é atribuída particular relevância na busca dos quatro autores dos atentados frustrados de dia 21 contra a rede de transportes londrina, eleva-se a nove o número de suspeitos presos no âmbito deste caso.
As forças de segurança procuram activamente os quatro fugitivos, na que é considerada a maior operação de caça ao homem da história da Scotland Yard, devido ao receio de prepararem uma nova onda de ataques.
Num outro desenvolvimento, a policia referiu ter detido dois indivíduos detidos sob suspeita de terrorismo quando se deslocavam de comboio de Newscastle para a estação londrina de King’s Cross.
Na altura em que as buscas decorriam, o primeiro ministro britânico, Tony Blair reunia com o seu homologo turco, Erdogan, pais que também tem sido alvo de terroristas islâmicos.
Blair destacou na oportunidade a necessidade de cooperação internacional na luta contra o terrorismo.
'Estamos os dois bem familiarizados com o terrorismo e a sua natureza. Estamos de acordo quanto à importância de trabalharmos juntos para ultrapassar uma ameaça mutua.'
A Inglaterra tem estado em estado de alerta quanto à possibilidade de mais ataques terroristas desde 7 de Julho, quando um grupo de quatro suicidas muçulmanos ingleses se fez explodir em três estacões de metropolitano e num autocarro, matando 52 passageiros.
O chefe da policia londrina, Ian Blair indicou que a busca dos autores dos atentados frustrados da passada quinta feira tem sido intensa pois, acrescentou ... são capazes de voltar a matar, e por isso tem de ser encontrados.