Links de Acesso

Michael Jackson não culpado


Um tribunal do Estado da Califórnia considerou o cantor Michael Jackson não culpado das acusações de abusos sexuais contra um menor, conspiração e de ter fornecido bebidas alcoólicas a uma criança.

O veredicto lido por um escrivão do Tribunal de Santa Maria, na Califórnia, constituiu o reconhecimento da inocência de Michael Jackson face às graves acusações que lhe foram feitas.

O júri deste caso considerou o réu não culpado de conspiração, conforme consta da acusação do processo apresentado perante o tribunal.

Em todas as dez acusações constantes do processo, o veredicto foi o mesmo: não culpado.

O famoso cantor ”pop”, de 46 anos de idade, havia sido acusado , em 2003, de ter molestado sexualmente um jovem de 13 anos que estava a recuperar de cancro. Jackson foi igualmente acusado de ter dado ao referido jovem bebidas alcoólicas para o seduzir e de ter conspirado para mante-lo, e à sua família, cativos para que contradisessem um documentário feito pela televisão britânica, o qual era considerado pelos defensores de Michael Jackson como negativo para a sua imagem pública.

No referido programa, intitulado ”Vivendo com Michael Jackson”, o cantor disse ter dormido na mesma cama com crianças, mas insistiu que aquela prática era totalmente inocente.

O júri constituído por quatro homens e oito mulheres esteve reunido durante sete dias para deliberar, depois de terem participado no julgamento que se prolongou por três meses e meio.

Os advogados do cantor argumentaram que a família do jovem estava a mentir e que não passavam de vigaristas. O advogado da acusação, Tom Sneddon, disse que não irá contestar o veredicto, mas insistiu que a apresentação do caso em tribunal se justificou. Disse ele:”Nós avaliámos o caso e tentámos tomar uma decisão conscenciosa sobre se teríamos, ou não, provas suficientes para avançar com o processo. E foi o que fizemos neste caso”.

O julgamento foi seguido de perto pelos órgãos de informação de todo o mundo, tendo atraído a atenção de repórteres de mais de 30 países. Vários milhares de admiradores de Michael Jackson juntaram-se em frente ao edifício do tribunal, no início do julgamento, e, quando foi lido o veredicto, ali estavam várias de centenas de fãs que saudaram festivamente o cantor ”pop” à saída, a caminho da comitiva automóvel que o transportou de regresso a casa como um homem livre.

Recorde-se que, em 1993, Jackson enfrentou outras alegações de ter molestado outro jovem menor, acusação que acabou com um acordo entre as partes que anulou o processo. Na altura, Michael Jackson pagou uma indemnização à família do seu acusador.

Jackson tem sido um cantor desde a sua infância, quando fazia parte de um grupo vocal integrado por familiares seus conhecido como os ”Jackson Five”. Michael tornou-se num cantor solo, transformando-se numa super-estrela da música ”pop”. Em 1982, a sua gravação ”Thriller” tornou-se no album mais vendido de todos os tempos.

XS
SM
MD
LG