As relações dos Estados Unidos com Angola são muito importantes e estão em crescimento, disse a porta-voz em português do Departamento de Estado Amanda Roberson.
Numa entrevista à Voz da América pouco antes da visita ter sido anunciada oficialmente, Roberson quando interrogada sobre a visita disse que haveria que esperar pelo anúncio oficial da mesma mas sublinhou o papel “muito importante de Angola” na mediação do conflito no Congo Democrático.
“Aplaudimos muito os esforço de Angola e do Presidente João Lourenço”, disse referindo-se depois aos aspeto económicos destas crescentes relações dando como exemplo o corredor do Lobito.
Roberson fez notar que os Estados Unidos querem também estreitar relaçoes com países como Moçambique e Cabo Verde.
“Entendemos que trabalhar com África África é importante para o nosso futuro para o futuro dos Estados Unidos e do mundo porque África desempenha um papel importante na economia na segurança e na democracia”, disse a porta voz em português.
“Por isso trabalhar com África é uma prioridade muito importante para nós”, disse Roberson que frisou ainda que o presidente Biden vê o continente africano como sendo de importância estratégica para os Estados Unidos.
Fórum