Links de Acesso

Nadal derrotado numa provável despedida do Open de França


Open de França
Open de França

Pela primeira vez, o recordista Rafael Nadal, foi derrotado em Paris na ronda inaugural do Roland-Garros, suscitando, novamente, questões sobre o seu futuro a longo prazo no desporto.

O recorde da carreira de Rafael Nadal no Open de França chegou ao seu provável fim quando o 14 vezes campeão caiu para uma derrota desmoralizante na primeira ronda contra Alexander Zverev.

"É difícil para mim falar, não sei se será a última vez que estarei aqui à frente de todos vós", disse Rafael Nadal, depois do jogo.

Nadal, que completa 38 anos a 3 de junho, perdeu por 6-3, 7-6 (7/5) e 6-3 para o número quatro mundial Zverev, sofrendo apenas a sua quarta derrota em 116 jogos em Roland Garros desde a sua estreia com o título em 2005.

"Honestamente, não tenho a certeza. Se for, então vocês têm sido fantásticos. Os sentimentos que tenho hoje são difíceis de descrever por palavras. Este é o sítio que mais amo", afirmou Nadal, que diz ser "difícil falar sobre o futuro". Estou a viajar com a minha família e estou a divertir-me. O corpo está a sentir-se melhor do que há dois meses. Talvez daqui a dois meses eu diga que já chega. Isso é algo que ainda não sinto".

Nadal pode não regressar para o Open de França de 2025, mas ainda planeia jogar os Jogos Olímpicos na cidade em julho.

Atormentado por lesões, que o limitaram a apenas quatro eventos desde janeiro do ano passado, o antigo número um mundial Nadal está agora em 275º lugar na classificação e não foi apurado para Paris.

No entanto, insistiu na véspera do torneio que estava "100% de portas abertas" quanto ao seu futuro num desporto que lhe trouxe 22 títulos do Grand Slam.

Rafael Nadal excluiu-se praticamente de uma participação final em Wimbledon este ano, dizendo que não seria "inteligente" fazê-lo antes dos Jogos Olímpicos.

"Não posso confirmar nada, mas não acho que seja inteligente depois de tudo o que o meu corpo passou", disse Nadal depois de ter sido eliminado.

Nadal foi duas vezes campeão de Wimbledon, ganhando o título em 2008 e 2010, mas também suportando alguns dos seus momentos mais difíceis no All England Club.

A última vez que jogou o torneio foi em 2022, quando foi forçado a desistir antes da semifinal contra Nick Kyrgios com uma tensão no abdómen.

Fórum

XS
SM
MD
LG