O primeiro ministro israelita Benjamin Netanyhu disse hoje que as suas forças armadas estão prestes a alcançar a vitória na Faixa de Gaza de onde Israel começou a retirar tropas do sul mantendo contudo uma “força significativa” em outras partes de Gaza.
Enquanto prosseguem no Cairo negociações para um cessar fogo o chefe do governo israelita que não haverá cessar fogo sem que os reféns israelitas detidos pelo Huamas sejam libertados.
“Isso não vai acontecer”, disse Netanyhu que acrescentou que Israel não vai ceder a exigências “extremistas” do Hamas que tem vindo a exigir a retirada de todas as tropas israerlitas do território
Israel disse ter retirado hoje mais trops do sul de Gaza incluindo da cidade de Khan Younis.
O exército disse que uma divisão de comandos tinha concluído a sua missão nessa cidade e tinha se retirado “para recuperar e preparar se para futuras operações”.
O jornal israelita Haarretz disse tratar se de uma retirada “tática”
Pensa’- se que o Hamas tem ainda em seu poder cerca de 100 reféns dos mais de 250 que capturou no ataque de 7 de Outubro a Israel em que 1.200 pessoas foram mortas.
Até meados de Fevereiro 112 reféns tinham sido libertados e outros 36 morreram ou foram assassinados no cativeiro.
O ministério da saude de Gaza, controlado pelo Hamas, disse que mais de 33.000 palestinianos já morreram na contra ofensiva mas não diferencia entre civis e militares. Israel diz que milhares de combatentes foram mortos .
Um delegação israelita era esperada no Cairo onde sábado chegou o diretor dos serviços de infromações dos Estados Unidos, CIA, William Burns e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar Sheikh Mohammed Abdulrahman.
Fórum