Quando Sebastien Haller entrar em campo neste domingo, 11, com a camisola da seleção da Costa do Marfim para enfrentar a Nigéria na final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2023), um golo seu será não só um milagre para a sua equipa mas também para ele mesmo.
A seleção marfinense sobreviveu milagrosamente à fase de grupos do campeonato, quando averbou duas derrotas e sofreu cinco golos, qualificando-se como um dos quatro melhores terceiros classificados.
Haller entrou em campo depois de sobreviver a um cancro nos testículos que muitos consideravam que teria posto fim à sua carreira apenas duas semanas depois de se ter transferido do Ajax, da Holanda, para o Borussia Dortmund, da Alemanha.
O jogador marfinense, nascido em França, foi transferido do Ajax para a poderosa equipa alemã do Borussia Dortmund em Julho de 2022 por 33,5 milhões de dólares, valor que poderia aumentar para 37 milhões com bonus não divulgados.
Mas apenas duas semanas depois, Haller queixou-se que não se sentia bem durante um treino com a nova equipa.
Após testes médicos foi diagnosticado com “um tumor nos testículos”.
O diagnóstico foi recebido como um “choque” pelo seu novo clube e pelo próprio jogador.
Haller foi sujeito a duas operações cirúrgicas e várias sessões de quimioterapia que, geralmente, são desgastantes para o doente.
Só em janeiro de 2023, seis meses após o diagnóstico inicial, Haller regressou aos treinos do Borussia.
Nesse mesmo mês marcou o seu primeiro golo ao serviço do clube alemão.
O golo foi ampla e emocionalmente festejado pelos adeptos e jogadores do Borussia não só pela vitória sobre o Freiburg, mas também por assinalar a vitória de Haller sobre a terrível doença que muitos consideraram ser o fim da sua carreira.
Por isso, quando a seleção da Costa do Marfim entrar no Estádio Alassane Ouattara, em Abidjan, será um exemplo da vitoria sobre a adversidade ocorrida no desastre que foi a fase de grupos e também da vitória de um jogador sobre uma terrível doença que todos os anos mata quase 10 mil homens em redor do mundo.
Aliás, foi Sebastian Haller quem marcou o golo que deu o passaporte aos Elegantes para a final do CAN 2023.
Fórum