Links de Acesso

Nangolo Mbumba toma posse como Presidente interino da Namíbia


Namibia swears in Nangolo Mbumba as President following Geingob’s death
Namibia swears in Nangolo Mbumba as President following Geingob’s death

O vice-presidente Nangolo, Mbumba, tomou posse como presidente após a morte, no domingo, do presidente Hage Geingob. Geingob, um veterano da luta de libertação do país, morreu aos 82 anos de idade, suscitando homenagens dos líderes africanos.

Nangolo Mbumba, que assume o cargo até às eleições, afirmou que não tenciona candidatar-se às eleições previstas para o final do ano. "O meu objetivo era ser diretor de uma escola, o que consegui, e agora tenho de agradecer ao povo namibiano a honra que me concedeu de ser seu presidente, por um curto período", disse Mbumba na cerimónia de tomada de posse.

Isso significa que Netumbo Nandi-Ndaitwah - que substitui Mbumba como vice-presidente e é a primeira vice-presidente mulher no país -, continuará a concorrer. Se ganhar, será a primeira mulher presidente do país da África Austral.

Membro da Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), Mbumba dirigiu vários ministérios na Namíbia: Agricultura, Água e Desenvolvimento Rural, Finanças, Informação e Radiodifusão, Educação e Proteção e Segurança. De 2012 a 2017, foi secretário-geral da SWAPO.

Geingob deixa para trás um país de rendimento médio que luta para impulsionar o crescimento económico acima dos 3% após um abrandamento da era pandémica e inverter as desigualdades raciais deixadas pelo colonialismo e pela anexação pelo antigo governo de minoria branca da África do Sul.

Liderou os esforços da Namíbia para se reformular como líder da economia verde global e, em 2022, a Namíbia tornou-se o primeiro país africano a concordar em fornecer à União Europeia hidrogénio verde e minerais necessários para a energia limpa. No ano passado, a Namíbia começou a construir a primeira fábrica de ferro descarbonizada de África, que será alimentada exclusivamente por hidrogénio verde.

Fórum

XS
SM
MD
LG