A Casa Branca disse estar a preparar uma nova proposta à Rússia visando a libertação do jornalista Evan Gershkovich e do antigo militar Paul Whelan.
“Estamos a trabalhar muito para ver o que podemos fazer para conseguir outra proposta que possa ter mais sucesso”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos jornalistas, na quinta-feira, 21, e lembrou que Kremlin rejeitou uma proposta anterior.
O repórter do Wall Street Journal Gershkovich está preso desde março sob acusações de espionagem que ele, o jornal e o Governo dos EUA negam veementemente.
O outro americano é Paul Whelan, um ex-fuzileiro naval dos EUA, preso em Moscovo em 2018 e que atualmente cumpre uma pena de 16 anos de prisão por acusações de espionagem, que ele e o Governo americano negam.
Esta informação foi avançada um dia depois de o secretário de Estado, Antony Blinken, ter dito que Washington “trabalha muito ativamente” para garantir a libertação de Gershkovich e Whelan.
“No que diz respeito à Rússia e a Evan e Paul Whelan, tudo o que posso dizer é o seguinte: estamos a trabalhar ativamente nisso e não deixaremos pedra sobre pedra para ver se conseguimos encontrar o caminho certo para trazê-los para casa, o mais rápido possível”, disse Blinken numa conferência de imprensa.
Vladimir Putin diz estar interessado num acordo
Na semana passada, o Presidente russo afirmou que Moscovo quer “chegar a um acordo” com Washington sobre a libertação de Gershkovich e Whelan.
“Queremos chegar a um acordo, e esses acordos devem ser mutuamente aceitáveis e adequados a ambos os lados. Temos contatos com os nossos parceiros americanos a este respeito e há um diálogo contínuo”, afirmou Vladimir Putin no primeiro comentário que ele fez sobre Gershkovich.
O Journal noticiou em setembro que a rússia quer em troca assassino Vadim Krasikov, actualmente preso na Alemanha.
Ao anunciar uma troca de prisioneiros com a Venezuela na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse em comunicado que seu Governo continuará a priorizar a libertação de americanos detidos.
“Também continuamos profundamente focados em garantir a libertação dos reféns em Gaza e dos americanos detidos injustamente em todo o mundo, incluindo Evan Gershkovich e Paul Whelan”, sublinhou Biden em comunicado.
Refira-se que, na quinta-feira, 22, o Instituto Poynter nomeou Gershkovich como Personalidade da Mídia do Ano.
Fórum