Links de Acesso

Parlamento guineense aprova comemoração do centenário de Amílcar Cabral em 2024


Amílcar Cabral
Amílcar Cabral

Comemorações terão lugar na cidade natal de Cabral, em Cabo Verde proposta semelhante foi chumbada pelo partido no poder.

O Parlamento da Guiné-Bissau aprovou nesta segunda-feira, 20, uma resolução sobre a comemoração do centenário de Amílcar Cabral em 2024.

O documento, apresentado pela bandada da maioria do PAI–Terra Ranka, foi aprovado por 65 deputados a favor, 20 abstenções e nenhum voto contra.

A comemoração, segundo a resolução, vai ter lugar em Bafatá, leste do país e cidade natal do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana.

Parlamento cabo-verdiano rejeita

Em Cabo Verde, no passado 30 de Outubro, a Assembleia Nacional rejeitou o projeto-de-resolução sobre a celebração oficial do centenário de Amílcar Cabral, com 34 votos contra do MpD, no poder, e 32 favoráveis, dos quais 28 do PAICV e quatro da UCID, na oposição.

Na sua declaração de voto, o deputado e presidente do PAICV mostrou-se “triste” pela rejeição, e disse que os deputados do MpD, “não estiveram à altura de representar o povo cabo-verdiano com dignidade”.

África Agora: O legado de Amílcar Cabral
please wait

No media source currently available

0:00 0:30:11 0:00

O líder da maioria, Paulo Viega, justificou o chumbo “porque juridicamente é um instrumento errado para o efeito”, mas disse não ternada contra a memória de Amílcar Cabral, sobretudo em razão da liderança exercida na luta de libertação que culminou com a independência nacional.

Fórum

XS
SM
MD
LG