Links de Acesso

O "efeito" Macky Sall em Angola


Macky Sall, Presidente do Senegal (Foto de Arquivo)
Macky Sall, Presidente do Senegal (Foto de Arquivo)

Debate sobre um eventual terceiro mandato do Presidente angolano João Lourenço

A decisão do Presidente senegalês de não concorrer a um terceiro mandato, como o próprio admitiu inicialmente, tem tido repercussão em determinados círculos em Angola, onde um eventual terceiro mandato do Presidente João Lourenço tem sido aventado, embora ele, em entrevista à Voz da América em Dezembro último, tenha descartado essa possibilidade.

Em Luanda, alguns analistas políticos dizem que o exemplo do Presidente do Senegal deve ser replicado em Angola para prevenir conflitos.

O "efeito" Macky Sall em Angola, na óptica de analistas políticos em Luanda
please wait

No media source currently available

0:00 0:20:02 0:00

O anúncio de Macky Sall foi feito nesta semana e despertou o debate e as tensões em Angola, fazendo a ligação sobre um eventual terceiro mandato de Lourenço.

Numa declaração à nação transmitida pela televisão senegalesa, Macky Sall afirmou que "o Senegal é mais que capaz de encontrar um Presidente que lhe garanta a continuidade do seu desenvolvimento".


Esta posição só foi clarificada depois de longos meses de um silêncio estratégico sobre o assunto, gerindo esse silêncio ao mesmo tempo que analisava, segundo os analistas políticos daquele país, se a sua disponibilidade para um terceiro mandato seria bem acolhido pelo povo senegalês ou não.

Em Angola, o debate sobre um eventual terceiro mandato de João Lourenço tem sido abordado em “surdina” e o Presidente da República já foi questionado sobre o assunto, ainda este ano, pelo Canal France 24, a partir de Londres, tendo considerado ser ainda cedo falar sobre o assunto, muito embora se trate de um “chavão” que vai alimentando as conversas de bastidores nos últimos tempos.

Também esta semana, o antigo secretário geral do partido no poder em Angola, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, foi citado por alguns órgãos de comunicação social, como tendo aconselhado João Lourenço a não concorrer a um terceiro mandato, embora tenha dito que nunca o ouviu falar sobre o assunto.

Acompanhe o debate com os analistas políticos Albino Pakisi, Nkimkinamo Tusamba e Anselmo Kondumula.

Fórum

XS
SM
MD
LG