Links de Acesso

Moçambique: Aumentam denúncias de irregularidades no receseamento eleitoral e CNE promete analisá-las


O Consócio Eleitoral “Mais Integridade” e partidos políticos da oposição sugerem o alargamento do recenseamento eleitoral com vista às eleições autárquicas de Outubro face ao número excessivo de irregularidades denunciadas.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) diz que vai analisar as reclamações apresentadas para posterior tomada de decisão.

O Consórcio composto por sete organizações da sociedade civil e que tem estado a observar, no terreno, o desenrolar do recenseamento tem denunciado várias irregularidades, que, para Edson Cortes, não se justificam.

“Preocupam-nos os recorrentes casos de inscrição de eleitores provenientes de áreas de fora dos territórios municipais, bem assim os recenseamentos e impressões de cartões de eleitores feitos à calada da noite, alguns com comprovado envolvimento das chefias locais dos órgãos de administração eleitoral”, aponta Cortes.

Consórcio Eleitoral de Moçambique denuncia irregularidades no recenseamento
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00

A Renamo, o maior partido da oposição, também associa a sua voz à denúncia destas irregularidades, como o transporte da população de regiões não municipalizadas para se recensearem, o que para Venâncio Mondlane, constituem "ilícitos e crimes eleitorais".

O MDM, também na oposição, diz que "há manipulação do recenseamento para as eleições autárquicas" e aponta, segundo o seu presidente Lutero, a alegada distribuição desigual dos postos de recenseamento.

Moçambique, as dificuldades do recenseamento
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:48 0:00

As denúncias foram encaminhadas aos órgãos de administração eleitoral, nomeadamente, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao Secretariado Técnico Eleitoral (STAE), que reconhecem que as denúncias são reais.

O presidente da CNE, Carlos Matsinhe, promete que o assunto será analisado em reunião dos órgãos eleitorais.

Face a estas situações, a CNE prepara-se para, dentro de dias, iniciar uma supervisão ao recenseamento em todo o país.

Fórum

XS
SM
MD
LG