O artista Uólofe Griot apresenta, na Palácio de Ferro, em Luanda, a exposição individual de pintura “Rainha Njinga”, homenagem a soberana do Reino do NDongo e Mtamba, e os 447 anos de fundação da capital angolana.
O primeiro quadro, “Ubuntu I”, descreve a rainha sentada no trono, vigiada pelos servos, observando o reino; o “Ubuntu II” retrata a figura de Njinga Mbandi defendendo o território das forças inimigas; no terceiro, NJinga é representada sentada, enquanto uma súbdita cuida das suas tranças; o "Ubuntu IV” representa a rainha dirigindo-se à batalha, ao passo que ergue uma vara de combate.
Njinga Mbandi é considerada maior símbolo de resistência africana à colonização. Entrou para a história como combatente destemida, exímia estrategista militar e diplomata astuciosa.
Natural de Luanda, Simão André Sebastião (Uólofe Griot) nasceu em 1989, é artista e designer, formado pela Faculdade de Artes de Angola, é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos de Angola (UNAP). As suas obras começam a fazer parte de importantes colecções nacionais públicas e privadas.
Acompanhe:
Fórum