Links de Acesso

Sete jornalistas dizem ter sido detidos pelo SIC em Luanda


Jornalistas angolanos em Luanda. Foto de arquivo
Jornalistas angolanos em Luanda. Foto de arquivo

Autoriades desmentem incidente que terá ocorrido em frente das instalações do SIC Geral

Sete jornalistas de diversos órgãos privados disseram ter sido detidos e maltratados na manhã desta quinta-feira, em Luanda.

Jornalistas dizem ter sido detidos em frente a instalações da SIC – 2:17
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00

Tudo aconteceu quando os profissionais de órgãos alternativos se encontravam a entrevistar a mãe de um detido no exterior das instalações do SIC Geral.

Trata-se de Escrivão José, Angelino Cahango e Mauro Zamba pertencentes ao Jornal HORA H, Jubileu Panda TV MAIOMBE, Victor Kavinda JORNAL 24, Joaquim Paulo FACTOS DIÁRIOS e Capita Inga TV NZINGA,

Os profissionais contam que se encontravam a entrevistar a mãe do representante da organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras que se encontra detido desde quarta-feira, nas instalações do Serviço de Investigação Criminal (SIC-Geral), quando foram presos.

Escrivão José que se tinha deslocado ao local por er recebido a informação que “havia uma manifestação defronte ao SIC-Geral de familiares de um oficial dos bombeiros que está detido a mais de 24 horas”.

Capita Inga, outro detido, diz ter sido mal tratados no período de quase três horas de detenção.

“Fomos torturados, quer verbalmente quer fisicamente”, disse.

A VOA tentou o contacto com o porta-voz do SIC Geral, Manuel Alaiwa já negou gravar entrevista mas disse não ser verdade a suposta detenção dos jornalistas.

Director de jornal O Crime diz estar a ser ameaçado

Entretanto, Mariano Brás director do Jornal O Crime denuncia ameaças contra si.

“Ontem fui informado por uma fonte da segurança que havia um trabalho de localização do meu escritório e ontem mesmo a fonte disse-me que o trabalho estava concluído e não se sabia o passo seguinte, tendo me apelado a redobrar a minha segurança”, disse.

Na segunda-feira, o sindicato dos jornalistas angolanos anunciou para o próximo sábado, 17, a realização de uma marcha em protesto aos ataques que a classe tem sido alvo.

Fórum

XS
SM
MD
LG