Rio de Janeiro e São Paulo - Os brasileiros foram às urnas neste domingo, dia 2 de Outubro, para a primeira volta das eleições deste ano.
A disputa à presidência do maior país da América do Sul é a mais polarizada em décadas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas eleitorais contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Há ainda a possibilidade de que o país tenha um novo presidente eleito ainda neste domingo, se algum dos candidatos alcançar mais que 50% dos votos válidos.
Mais de 156 milhões de brasileiros são esperados para votar neste domingo. Em todo o Brasil, houve relatos de longas filas nos postos de votação. As urnas abriram às 8 horas de Brasília e vão fechar às 17 horas, horário local.
O correspondente da Voz da América em São Paulo, Edgar Maciel, relatou que na capital paulista nã0 houve o registo de grandes problemas no dia de eleição até o momento. O candidato petista, Lula, votou na manhã deste domingo em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Bolsonaro também foi votar cedo neste domingo no Rio de Janeiro, de onde o repórter da AP e da Voz da América Philip Crowther acompanha as eleições.
Crowther comentou sobre o clima tenso no Brasil durante essa primeira volta. Segundo ele, há no país o receio de que Bolsonaro não aceite o resultado das eleições em caso de derrota.
A corrida ao Palácio da Alvorada é, sem dúvida, o ponto alto destas eleições. E, mesmo que um candidato saia vencedor já na primeira volta, a polarização e a tensão política devem durar até pelo menos a posse do presidente eleito, esperada para janeiro do ano que vem.
.
Fórum