Rainha Isabel II morre em 96, anunciou o palácio. O seu filho, Carlos sucede-lhe de imediato como rei.
Londres - A monarca britânica de maior longevidade morreu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos de idade e após vários meses de delicada saúde.
A rainha - uma figura imediatamente reconhecida por milhares de milhões de pessoas em todo o mundo - celebrava o ano do Jubileu de Platina no trono.
Ela ascendeu ao trono após a morte do seu pai, o Rei Jorge VI, a 6 de Fevereiro de 1952, quando tinha apenas 25 anos.
A sua morte ocorreu enquanto ela estava de visita ao Quénia.
"Os meus pensamentos - e os pensamentos das pessoas de todo o nosso Reino Unido - estão com Sua Majestade a Rainha e a sua família neste momento", disse a nova primeira-ministra Liz Truss, que foi corroborada pelos líderes na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Uma fotografia da rainha a saudar Truss em Balmoral na terça-feira, 6, já tinha dado o alarme, mostrando um hematoma roxo profundo na mão direita da monarca.
Na quarta-feira, 7, um dia após a nomeação de Truss como 15º primeira-ministra do seu reinado, a rainha retirou-se de uma reunião planeada com os seus conselheiros políticos, depois de lhe ter sido dito para descansar.
O seu falecimento ocorre depois de ter ficado visivelmente fragilizada nos últimos meses e uma sucessão de desistências de compromissos públicos.
Caminhava ultimamente com a ajuda de um bengala e foi também vista no início deste ano, no Chelsea Flower Show, num buggy motorizado.
Para além do Reino Unido, a rainha era também chefe de Estado em 14 países da Commonwealth em todo o mundo, incluindo o Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Chefiou ainda a comunidade da Commonwealth, que compreende 56 países, entre eles Moçambique, e acolhe mais de um quarto da população da humanidade.
Para a maioria dos seus súbditos, foi o único monarca que alguma vez conheceram, figurando em carimbos, notas e moedas, e imortalizada na cultura popular.
Mas os britânicos foram forçados a encarar a realidade de que o seu reinado atingira os seus anos crepusculares, quando o seu marido de 73 anos, o Príncipe Filipe, faleceu em Abril de 2021, apenas algumas semanas antes do seu 100º aniversário.
"Ela é apenas uma parte das nossas vidas. Ela tem sido a rainha para todas as nossas vidas", disse Maureen Barnett, 66 anos, à porta do Palácio de Buckingham.
No seu primeiro pronunciamento, o agora rei Charles escreveu: "A morte da minha querida mãe, a majestade a rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para os membros da minha família. Nós lamentamos profundamente o falecimento de uma querida soberana e uma mãe que foi muito amada. Eu sei que a perda dela será muito sentida no país, na Commomwealth e por incontáveis povos no mundo".
A primeira-ministra Liz Truss escreveu numa rede social que ele agora vai se chamar Rei Charles III.