Links de Acesso

Muitos deslocados a fugir de Erati, diz administrador local


Vista geral da cidade de Nampula, Moçambique
Vista geral da cidade de Nampula, Moçambique

Dispersão das pessoas que fogem da área atacada não ajuda autoridades a contabilizar as pessoas afectadas e a disponbilizar apoio humanitário

O número de pessoas que abandonam a aldeia de Kutua, em Erati, na província de Nampula, atacada na sexta-feira, 4, por terroristas tende a aumentar, disse o administrador local à VOA.

Sem apresentar números, Manuel Manussa afirmou que com a presença de militares a situação na zona está calma e controlada, mas em contrapartida “ há um número relativamente grande” de pessoas que deixam a região para a sede do distrito".

Muitos deslocados a fugir de Erati, diz administrador local - 1:50
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

Ainda segundo Manussa, os que têm parentes fogem para outras províncias porque o distrito de Erati não tem um centro de deslocados.

As autoridades afirmam que as pessoas que fogem dos ataques estão dispersas, facto que dificulta confirma os números e proporcionar ajuda.

No entanto, aqueles que fugiram para a sede distrital, disse Manussa, "sobrevivem com o apoio do Governo e de organizações humanitárias".

A região atacada em Nampula é próxima à província de Cabo Delgado, que desde 2017 regista ataques que já provocaram mais de três mil mortos e 900 mil deslocados.

Há informações ainda não confirmadas de que o posto administrativo de Chiphene, no distrito de Memba, também em Nampula, foi atacado.

XS
SM
MD
LG