Links de Acesso

Governo americano lança terceiro exercício militar com as Forças Armadas moçambicanas


Dennis W. Hearne, embaixador dos Estados Unidos em Maputo
Dennis W. Hearne, embaixador dos Estados Unidos em Maputo

Estados Unidos dizem estar “empenhados em assegurar a continuidade dos compromissos militares durante um momento tão importante para a segurança nacional de Moçambique”

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou o lançamento, no dia 31 de Janeiro, do terceiro Treinamento Conjunto de Intercâmbio Combinado (JCET) que vai durar 10 meses e visa "aperfeiçoar competências em operações especiais".

Em comunicado, publicado nesta terça-feira, 2, no site da Embaixada, o representante de Washington em Maputo, Dennis Hearne, reiterou que os Estados Unidos estão “empenhados em assegurar a continuidade dos compromissos militares durante um momento tão importante para a segurança nacional de Moçambique”.

O programa JCET proporciona aos militares estrangeiros e às forças de operações especiais dos Estados Unidos uma oportunidade de trocar conhecimentos e melhores práticas e inclui actividades ligadas à lei do conflito armado, direitos humanos e treino médico.

Este é o terceiro exercício conjunto desde Março de 2021, o que, segundo o comunicado, é uma “demonstração de um aumento sustentado da cooperação entre os Estados Unidos e Moçambique em matéria de segurança".

Em Novembro de 2021, o Comandante-Geral do Comando Afrricano dos Estados Unidos (AFRICOM), Stephen J. Townsend, visitou Maputo, um mês após a Base Marítima Expedicionária USS Hershel “Woody” Williams (ESB 4) ter efectuado uma visita programada ao porto.

A nota lembra que Moçambique participou no segundo exercício marítimo multinacional Cutlass Express em Janeiro de 2022 e continua a sua participação de longa data no programa Internacional de Educação e Treinamento Militar (IMET).

XS
SM
MD
LG