Links de Acesso

Biden garante ao Presidente da Ucrânia que EUA e aliados responderão a invasão russa


Presidente americano Joe Biden em conversa telefónica com seu homólogo russo, Vladimir Putin, 30 de Dezembro dem 2021
Presidente americano Joe Biden em conversa telefónica com seu homólogo russo, Vladimir Putin, 30 de Dezembro dem 2021

Joe Biden e Volodymyr Zelenskiy falaram ao telefone neste domingo

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse ao seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, neste domingo, 2, que Washington e seus aliados "responderão decisivamente" caso a Rússia invada a Ucrânia.

Ao telefone, os dois líderes também discutiram os esforços diplomáticos para acalmar as tensões ante o aumento massivo de tropas russas no lado oriental da fronteira da Ucrânia.

Biden e Zelenskiy também analisaram medidas para “diminuir as tensões no Donbass e a diplomacia activa visando avançar a implementação dos Acordos de Minsk”, indicou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado divulgado no final da conversa.

No telefonema, Biden "reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e integridade territorial da Ucrânia".

Na quinta-feira, 30, Joe Biden e Vladimir Putin falaram ao telefone, tendo o Presidente americano alertado o seu homólogo russo que os Estados Unidos e seus aliados ocidentais imporiam sanções económicas duras contra Moscovo se avançasse contra Ucrânia, embora Biden tenha descartado um resposta militar.

Putin, por sua vez, disse a Biden que novas sanções mais duras podem levar a uma ruptura completa nas relações Washington-Moscovo.

Delegações americanos e russas reúnem-se no dai 10 para analisar a tensão na região.

Recorde-se que a Rússia anexou a Península da Crimeia da Ucrânia em 2014, apesar dos protestos dos países ocidentais e das sanções impostas.

XS
SM
MD
LG