As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 a chegar a Moçambique chegam nesta quarta-feira, 24,e são provenientes da China.
O anúncio foi feito pelo próprio Presidente Filipe Nyusi num post publicado no Facebook, no qual agradece o empenho do Presidente Xi Jimping.
“Nos últimos dois meses mantive contactos com o Presidente, Xi Jinping da República Popular da China, para o acesso a vacina contra a Covid-19 e numa primeira fase garantir a vacinação de grupos prioritários dentre eles os profissionais da Saúde”, escreveu Nyusi antes de assegurar que o primeiro lote chegará nesta tarde.
No entanto, o Presidente moçambicano reitera que o “desafio continua de modo a garantir a vinda de outras doses, cujas negociações estão numa fase avançada com os nossos parceiros”.
Moçambique e os demais países africanos de língua portuguesa, bem como o Brasil, devem receber 15 milhões de doses de vacinas do consórcio Covax liderado pela OMS, cuja iniciativa vai permitir a quase uma centena de países menos desenvolvidos e pobres terem acesso à vacina.
Refira-se que o Gana foi o primeiro país a receber o primeiro lote de vacinas da Covax, nesta quarta-feira, proveniente da Índia.