O Presidente angolano felicitou o projectado Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a projectada vice-presidente Kahala Harris pela sua vitória e diz esperar trabalhar com eles para fortalecer as relações entre Luanda e Washington.
“Parabéns Presidente eleito Joe Biden e senhora vice-presidente Kamala Harris pela vossa vitória! Espero trabalhar convosco para uma relação mais próxima entre Angola e os Estados Unidos”, escreveu João Lourenço no Twitter.
Lourenço é o último Presidente dos países africanos de língua portuguesa a felicitar Joe Biden e Kamala Harris, depois de Jorge Carlos Fonseca, de Cabo Verde, Filipe Nyusi, de Moçambique, Úmaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau, e Evaristo Carvalho, de São Tomé e Príncipe.
Refira-se que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apesar da pressão interna, não se pronunciou sobre as projecções.
Durante a campanha, ele reiterou várias vezes que apostava na vitória do Presidente Donald Trump.
Apesar das projecções e do discurso de vitória já pronunciado por Joe Biden, o Presidente Trump não reconheceu a derrota e recorreu aos tribunais por considerar que houve fraudes.