Como a VOA noticiou ontem, 18 de março, vários passageiros que chegaram ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, não respeitaram as normas sanitárias estabelecidas pelo Governo para evitar a propagação do novo coronavirus no país.
Houve relatos de tumultos, com passageiros a fugirem ao controlo.
Agora, a Direção Nacional de Saúde Pública alertou que passageiros que tenham chegado do exterior e que não obedecerem a quarentena de 14 dias serão levados imediatamente “pelas entidades da ordem de segurança pública para os centros de quarentena” definidos.
A quarentena será seguida por uma equipa multidisciplinar da polícia e entidades sanitárias, sendo enviada também uma equipa de Resposta Rápida “para complementar a investigação epidemiológica e clínica”.
Fronteiras fechadas
Ainda de acordo com as autoridades, as pessoas em quarentena não podem sair de casa por nenhum motivo.
Por outro lado, entra em vigor amanhã, 20 de Março, o decreto presidencial que fecha as fronteiras aéreas, terrestres e marítimas à circulação de pessoas durante 15 dias.
O período de aplicação do decreto pode ser prolongado caso necessário, como forma de evitar a entrada e propagação do novo coronavirus.