O Banco de Portugal pediu a várias instituições bancárias que concederam empréstimos à empresária angolana Isabel dos Santos que atualizem o montante dos créditos bancários para, como escreve o jornal português Expresso, “ter a certeza de que todos os financiamentos estão cobertos por imparidades de forma adequada.”
O jornal acrescenta que Isabel dos Santos deve 570 milhões de euros a banco portugueses, o equivalente a pouco mais de 617 milhões de dólares americanos.
Apesar dos créditos bancários serem de 13 instituições, a maior parte dos créditos, nota o semanário, foram concedidos por bancos, segundo o Expresso, Caixa Geral de Depósitos, Montepio, Novo Banco BCI e BCP. E grande parte dos empréstimos estarão associados aos investimentos da filha do ex-presidente angolano na empresa portuguesa EFACEC, onde a sua participação é de 70%.
As entidades supervisoras portuguesas para além de quererem informações atualizadas dos bancos pedem também aos auditores externos dessas instituições que analisem as operações.