Delson Mugabe, de 30 anos, é docente de matemática na cidade de Nampula.
Ele está na expectativa com relação à próxima quarta-feira, 15 de Outubro, quando serão realizadas eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais.
Mugabe lembrou da violência ocorrida durante a campanha eleitoral no dia 25 de Setembro, que deixou algumas pessoas feridas, causou vários danos materiais e resultou na morte de um agente policial.
No entanto, ele diz que a situação agora está mais calma.
Quanto à situação económica, Mugabe explica que o país tem registado avanços significativos. Agora, espera que esses avanços continuem e que a população passe a se beneficiar deles, principalmente nas áreas da saúde, educação e justiça.
Sobre o ensino, ele reconhece haver um grande esforço para aumentar cada vez mais o número de escolas, sobretudo as secundárias.
Acrescenta, porém, que é muito importante investir mais em escolas politécnicas. “Acredito que um país só cresce com escolas politécnicas, isto é, escolas que ensinam a fazer”.
Para Delson Mugabe, o investimento neste tipo de escola vai estimular o empoderamento dos jovens, porque “vai ajudá-los a criar o seu próprio emprego”.