O Vice-Presidente de Angola disse em Washington que o seu país quer uma maior presença dos Estados Unidos na economia angolana.
Aqui em Washington onde está a decorrer a cimeira Estados Unidos - África o vice presidente Manuel Vicente manteve um encontro com o secretário de estado americano John Kerry com quem abordou questões relacionadas à cooperação, desenvolvimento da paz e segurança no continente e no mundo.
No almoço promovido pela Câmara do Comércio Estados Unidos - Angola, o Vice-Presidente angolano disse que para além da participação americana na indústria petrolífera Angola quer ver os Estados Unidos “a participar em outras áreas para o desenvolvimento de Angola”.
Neste encontro promovido pela Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola, Vicente falou sobre o crescimento económico do seu país
Vicente disse que a economia do país vai crescer 6% este ano, uma revisão em baixa a uma previsão feita no início do ano de um crescimento de quase 9%.
O Vice-Presidente disse que Angola atravessa um período de melhorias no quadro fiscal, inflação de um digito e reservas “confortáveis”.
Manuel Vicente disse ainda, que Angola conta com apoio e a colaboração americana para estabilização do continente africano.
No final do encontro, o Governo angolano assinou um Memorando de Entendimento com o banco americano, Eximbank prevendo a disponibilização de uma linha de crédito de mil milhões de dólares para investimentos dos Estados Unidos em Angola.
O ministro das finanças disse que o memorando se destina a aquisição de locomotivas e turbinas a serem usadas para produção de energia.
O acordo tinha sido anunciado em Junho deste ano e foi agora portanto assinado pelas autoridades angolanas.