Links de Acesso

É preciso ter “determinação” para pôr fim à guerra, diz Zelenskyy


Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy
Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou que “só a determinação” pode pôr fim à guerra da Rússia na Ucrânia e trazer uma paz duradoura.

Zelenskyy afirmou que trabalhar em conjunto para pôr fim à guerra é a principal prioridade e expressou a sua gratidão a Donald Trump “pela sua forte determinação em levar esta guerra a um fim justo”.

O líder ucraniano afirmou ainda que disse a Trump que o Presidente russo Vladimir Putin “só o teme a ele e talvez à China”.

“Sabemos que a América tem a capacidade de realizar coisas notáveis - coisas que outros não foram capazes de alcançar”, publicou Zelenskyy no X.

"Para conseguir acabar com esta guerra, precisamos de unidade - a unidade da América, da Europa e de todos no mundo que valorizam a segurança - bem como posições fortes e garantias de paz".

Os comentários de Zelenskyy surgem no meio de questões sobre o nível de apoio dos EUA à Ucrânia, à medida que a liderança de Washington transita da administração do Presidente Joe Biden para um novo mandato de Trump no próximo mês.

Os Estados Unidos, sob o comando de Biden, lideraram os esforços para organizar biliões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, incluindo munições e defesas aéreas para se defenderem dos ataques russos.

Após a reunião de domingo, Trump disse que deveria haver um cessar-fogo imediato na Ucrânia e o início de negociações entre a Ucrânia e a Rússia.

Fórum

XS
SM
MD
LG