A organização de luta contra a corrupção Transparência Internacional coloca Angola no grupo dos países mais corruptos do mundo, de acordo com o Índice de Percepção da Corrupção divulgado nesta quarta-feira.
Num universo de 167 países, Angola ocupa a posição 163, com 15 pontos, numa escala de 0 a 100.
Entre os países ao sul do Sahara, Angola vem citado também numa nota de destaque intitulada “Má”, que destaca a situação da corrupção na região.
“A corrupção continua a negar aos cidadãos a justiça e a segurança. Em países como a Somália, o último do índice, e muitos outros o Estado de Direito tem falhado completamente”, diz o texto, reiterando que, “outros países, entre os que têm uma nota baixa, como Angola, Burundi e Uganda, assistimos a uma impunidade de funcionários corruptos, por um lado, e de intimidação dos cidadãos que se manifestam contra a corrupção, por outro”.
Angola integra a categoria de países “altamente corruptos”, juntamente com a Guiné-Bissau e mais 14 Estados.
A Guiné-Bissau ocupa a posição 158 com apenas 17 pontos em 100.
O Índice de Percepção da Corrupção de 2015 é liderado pela Dinamarca, com 91 pontos, seguida da Finlândia (90) e Suécia (89).
Entre os países de língua portuguesa, Portugal ocupa a 28ª posição, com 63 pontos, Cabo Verde surge no 40o. lugar (55 pontos), São Tomé Príncipe, na posição 68 (42), Brasil, no lugar 76, (38), e Moçambique na 112ª. posição (31).
Timor Leste ocupa a 123ª. posição, com 28 pontos.