Links de Acesso

Moçambique: Operação Vikela acabou e tropas sul-africanas deixam o país


Tropas presentes na vila de Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, Moçambique
Tropas presentes na vila de Mocímboa da Praia, Cabo Delgado, Moçambique

Até julho as tropas da missão da SADC devem deixar Cabo Delgado

As forças sul-africanas que integram a Missão da Militar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para Moçambique (SAMIM), deixaram a província de Cabo Delgado, no passado dia 7, dando assim seguimento ao plano de saída da missão da província.

O fim da operação Vikela, integrada por 1.495 efetivos, deve-se ao facto de ter expirado a autorização presidencial que serviu de base para o destacamento das tropas.

Na despedida, o comandante interino da SAMIM, J Shikongo Shikongo, citado pelo portal Wed Defence, disse que “no final de uma distinta missão” as tropas demonstraram "dedicação, profissionalismo e coragem" no apoio às Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.

O primeiro contingente da SAMIM a retirar-se foi o do Botsuana.

Até ao mês de Julho, devem deixar Cabo Delgado assessores e tropas de Angola, República Democrática do Congo, Lesotho, Malawi, Tanzânia e Zâmbia, que integram a SAMIM.

No país ficará apenas o contingente do Ruanda, que não integra a SADC, e que não tem prazo de saída de Cabo Delgado.

O comandante sul-africano afirmou, no momento da despedida, que as forças ruandesas vão treinar soldados moçambicanos “para ocuparem os locais onde a SAMIM costumava estar estacionada”.

Entretanto, foi anunciado que o governo do Ruanda deve enviar mais tropas para Cabo Delgado, aumentando, assim, o seu contingente, que tem uma presença mais forte em Afungi, onde se encontram os investimentos da TotalEnergies.

A força da SAMIM chegou a Cabo Delgado em meados de 2021 para ajudar as Forças Armadas de Moçambique a enfrentar a insurgência, de natureza islâmica, que desde outubro de 2017 assola aquele província rica em recusos naturais.

Desde então, mais de quatro mil pessoas foram mortas, mais de um milhão foi obrigada a deixar as suas casas e muitas infraestruturas foram destruídas.

Fórum

XS
SM
MD
LG